Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cinema & Reflexões Acerca da Cultura Popular Negra e Suas Representações

Chamada para o Simpósio “Em Honra aos 80 anos de Stuart Hall: Reflexões Acerca da Cultura Popular Negra e Suas Representações” no VII COPENE

Vem aí o VII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras(es) Negras(es), que acontecerá entre 16 e 20 de julho de 2012 em Florianópolis, Santa Catarina. 
A SUBMISSÃO de trabalhos foi prorrogada até o dia 10/5/12 (próximo domingo).

Este congresso de pesquisadoras negros acontece no mesmo ano em que o mestre dos Estudos Culturais e teórico da cultura popular no âmbito da Diáspora Negra, Stuart Hall, completa 80 anos de vida. Para homenageá-lo criamos um Simpósio que pretende ser um espaço de...
Discussão
Explicitação
Exibição
Produção
Divulgação
Manifestação
Dinamização
Reflexão
Contestação
Transgressão
e Socialização 

... das artes todas produzidas/pensadas por/sobre/para as populações negras do Brasil e do mundo.

Este Simpósio deseja abrigar comunicações, ou mesmo painéis, sobre...

Artes, em geral
Literatura Urbana
Ilustração
Fotografia
Documentário/ Cinema
Música
Dança
Moda/ Estética
Religião
Questões de Gênero e Cultura Popular
Etc.

Lembramos que o COPENE não é, e nem deve ser, um encontro de acadêmicos, exclusivamente. Assim, procuramos aqui por comunicações que se proponham a dar conta do universo da cultura popular em sua amplitude (alcance) e riqueza (diversidade), externando essas outras sensibilidades e subjetividades que estejam dentro ou fora da academia.

Por fim, um outro convite muito especial que fazemos, é que os integrantes deste simpósio, na medida do possível, em suas reflexões dialoguem com o artigo seminal de Stuart Hall, Que "negro" é esse da cultura negra? – o qual podemos disponibilizar para os inscritos – que é parte do livro Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais, com textos de Stuart Hall e organizado por Liv Sovik. Uma outra possibilidade é que organizemos ao menos um painel dedicado a esse diálogo, com o referido artigo, a partir de qualquer perspectiva e abordagem. Isto significa que aceitaremos, também, propostas de comunicação que se debrucem sobre as ideias apresentadas pelo mesmo artigo seminal.

As inscrições para os simpósios devem ser realizadas no site do COPENE.

Sobre o VII COPENE:

Encontra-se disponível no site do VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as (COPENE) todos os formulários para submissão de propostas de apresentação de comunicação. As inscrições estarão abertas até o dia 23 de abril de 2012. 

O evento visa promover discussões sobre os processos de produção e difusão de conhecimentos ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas diversas esferas institucionais e áreas do conhecimento.


O cronograma de inscrições e maiores informações sobre o congresso podem ser acessados no site do congresso.



Artigos relacionados: 

Postagens relacionadas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário