XIV CONGRESO LATINOAMERICANO
SOBRE RELIGION Y ETNICIDAD
La construcción de nuevas
propuestas en el siglo XXI
25 al 29 de junio de 2012
Universidad Francisco
Gavidia (UFG)
San Salvador; El Salvador / Centro América
Cartaz do ultimo Congresso.
Estimados colegas les envió la segunda circular con la lista de
simposio que se aceptaron.
Les envió las siguientes indicaciones:
·
Para participar en un simposio deben comunicarse con
el Coordinador de Simposio antes del 15 de abril del 2012.
·
Si tienen propuesta de ponencia libre debe presentar
a más tardar el 15 de abril.
·
Deben enviar sus Propuestas Ponencias Libres como
dudas a las siguientes direcciones electrónicas y a coordinacionacademica.aler@gmail.com
Simposios con resúmenes ALER 2012
Coordinador:
Edilson Baltazar Barreira Júnior
edilsonbarreira@yahoo.com.br
Escola
Superior da Magistratura do Estado do Ceará / Brasil
Para alguns
teóricos, como Walter Benjamin, o cinema é uma nova forma de elaboração
artística, prefigurada desde as pinturas rupestres até as obras de grandes
mestres da pintura, mas a efetivação só foi possível quando a ciência e a
tecnologia forneceram as condições de viabilidade técnica, o que só ocorreu em
plena era industrial. Assim, o cinema surge como uma obra de arte própria da
revolução burguesa, que teve na produção em série hollywoodiana a expressão
máxima. O cinema, também, desde os primórdios, se apresentou como fenômeno de
massas, elaborando um modelo de produção e difusão fortemente industrializado,
o mesmo que ocorreu com outras formas midiáticas, como a televisão, rádio e
outras. O cinema, portanto, é, ao mesmo tempo, um feito social e artístico,
dois aspectos que se entrecruzam, porquanto seu caráter social pode afetar a arte e seus efeitos artísticos podem impactar a
sociedade A temática religiosa é recorrentemente abordada nos mais diversos
gêneros de filmes lançados, com frequência, no mercado cinematográfico mundial.
Assim, a proposta deste Simpósio é convidar pesquisadores e estudantes a
apresentarem estudos que estabeleçam a relação entre obras cinematográficas ou
de audiovisual, recortando elementos religiosos, como práticas cultuais, expressões,
símbolos e gestos rituais que constroem uma visão de mundo religioso. Portanto,
o cinema visto como um exercício artístico visual, em que as imagens têm
sentido, e também, lidar com os filmes como uma feitura que poderá revelar
conexões sociais relevantes e significativas, como o fenômeno religioso.
Artigos relacionados:
Postagens relacionadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário