Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 17 de abril de 2012

Identidades Culturais Latino Americanas no Cinema

Convidamos pesquisadores interessad@s, a enviarem trabalho sobre a temática de nosso Simpósio: "Estado-Nação e Cinema: A reinvenção do conceito de cinema nacional e as identidades culturais latino americanas" - proposto no
III Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - América Latina : Processos civilizatórios e crises do capitalismo contemporâneo.
27 a 31 de agosto de 2012 - Campus da UERJ - Maracanã - RJ

Ficha de Inscrição será disponibilizada no site do evento e deverá ser encaminhada junto com o resumo do trabalho digitado em fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, com um máximo de 300 palavras. Logo no início do resumo virá o título do trabalho, seguido do nome do autor (ou autores) e a sigla da instituição a qual pertençam. Somente após virá o texto do resumo.
Inscrição de comunicação no simpósio deverá ser feita diretamente com os coordenadores no período de 06 de fevereiro de 2012 a 20 de junho de 2012 .
Maiores informações sobre o evento:  http://www.congressonucleas.com.br/index.php


Segue, abaixo, o resumo do Simpósio:
CULT 6 - Estado-Nação e Cinema: A reinvenção do conceito de cinema nacional e as identidades culturas latino-americanas

Coordenação: 
Prof. Dr. Eduardo Antonio Lucas Parga - UERJ - Pesquisador-colaborador e coordenador do GEHCAL (Grupo de Estudos de História e Cinema na América Latina) vinculado ao NUCLEAS.

e-mail: eduparga@yahoo.com.br 

Este simpósio tem por objetivo debater as relações entre o cinema como forma cultural particular e sobre o Estado-nação como matriz de dinâmicas políticas, econômicas e socioculturais. A idéia de cinema nacional vem sofrendo nos últimos anos pressões resultantes da convergência audiovisual, da transnacionalização e do ressurgimento do local. O incremento dos processos globalizantes, aliado à convergência audiovisual, lança a idéia de cinema nacional em sua maior crise. Na esfera da produção, destacam-se as iniciativas de co-produção envolvendo capitais de diversas procedências, assim como as equipes e locações, tanto no setor cinematográfico como no televisivo. 

Ultima Hora: É com pesar e tristeza que LAMENTAMOS o falecimento de nosso insubstituível colega, José Mario Ortiz Ramos, grande pesquisador de cinema brasileiro, autor de obras essenciais sobre esse e outros temas. 
Que a terra lhe seja leve!

gRUPO nOVE  y  ANTROcine

Artigos relacionados: 

Postagem relacionada: 

Um comentário:

  1. Falecimento de José Mario Ortiz Ramos (15/04/2012)



    A ABA lamenta informar o falecimento de seu sócio efetivo, Professor José Mario Ortiz Ramos, às 18 horas do dia 15 de abril, em Juiz de Fora (MG), onde residia com sua esposa Maria Lucia Bueno Ramos. Natural de Catanduva (SP), José Mario tinha 61 anos de idade, e foi vitimado por complicações de um AVC, bem como seqüelas de um acidente automobilístico 18 anos atrás. Seu corpo foi cremado em São Paulo, dia 17. José Mario era professor doutor colaborador do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (SP). Possuía graduação em Engenharia pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1973), mestrado (1982) e doutorado (1990) em Ciências Sociais pela PUC/SP, e Pós-Doutorado na École des Hautes Etudes em Sciences Sociales de Paris (1999-2000). Seu trabalho concentrou-se principalmente em sociologia da cultura e da arte, atuando em temas como cultura audiovisual, televisão, cinema brasileiro, ficção audiovisual, indústria cultural, publicidade, cultura popular de massa, pós-modernidade e globalização. Orientou trabalhos de doutorado, mestrado e iniciação científica, e deixou uma obra importante na área do cinema brasileiro e das artes visuais no Brasil. Publicou inúmeros artigos e seu mais recente livro foi “Televisão e Publicidade. Cultura Popular de massa no Brasil nos anos 1970-1980”, editado pela Annablume (SP) em 2005.

    Será realizada uma missa, em memória, no dia 20/04/12, às 18 horas, na capela da PUC-SP.

    ResponderExcluir