Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Textos de Combate I


Tropa de Elite: a verdade por trás da premiação em Berlim


Conheça o dedo por trás do gatilho




Meus parabéns aos executivos da Universal que fizeram o lobby que rendeu o prêmio ao filme, afinal todo mundo sabe, que já se foi o tempo em que prêmio de festival era por mérito e não por estratégia comercial de distribuição. 
Quanto ao filminho em questão, uma porcaria, pé no saco. Quem disse que é um dos melhores filmes brasileiros realmente não conhece nada de nosso cinema. E na onda, aqui em Sampa, já estão especulando a realização de um filme sobre a ROTA, pra mostrar como a polícia é boazuda. 

Por que é uma porcaria? 
Porque, entre milhões de outros motivos possíveis 
nÃO INOVA NADA ESTETICAMENTE É PARADÃO, linguagem chapada com narração de voz de deus... tipo documentário "quadradão" de comportamento de animais. 

Isto tudo comprova a tese do grande Paulo Emílio Salles Gomes da incapacidade histórica que nós temos de ser originais e passa um pano pro sucesso fácil da cópia da linguagem do filme médio (ruim) americano. Nem de longe se aproxima do retrato da realidade das favelas, o que se propõe a fazer: o mundo é muito mais que um confronto entre o bem e o mal, porra! 

Só lamento a miséria estética mundial atual representada pela série crise da crítica vendida ao sucesso do dinheiro fácil, como a mesma opção de Padilha, que fez sim, um puta filme que tem os méritos de se aproximar da realidade e mostrar um tema difícil em sua complexidade que é o ônibus 174. Agora Tropa é puro clichê pra elite ver e o povão vibrar com o Rambo Brasileiro e ode ao filme sangue ruim. Mais um "Central do Brasil" (que como ele também recebeu este mesmo prêmio em Berlim dez anos atrás, em função dos mesmos lobbys), pra inglês ver só que agora de ação e violência e não um pseudo "road movie" intelectual. Só podia ser mesmo premiado, com o prêmio do valor moeda. 

Me coloquem quais os motivos que fazem de tropa de elite ser considerado um bom filme?
Subjetivos: gostei? Porquê? Sustentem com argumentos este gosto, pelo fascismo e violência fácil darwiniana onde os mais aptos sobrevivem e demonstrarão que são tão nazis quanto a obra em questão. Além da idéia simples e mentirosa de que tudo se resolve com mais violência. 

Não venha me defender o critério da máxima do mercado, pois os EUA fazem uns 1600 filmes por ano, deste tanto se não saírem pelo menos uns três bons, tá foda. Mas o fato é que como eles tem a hegemonia do mercado, conquistada não por competência mais por trustes, holdings e cartéis, que condicionam a venda dos blockbusters (ou traduzindo pros pouca informação "bons filmes") num pacote com um monte de porcaria. A vitrine pra isso é o Moscar... 

Agora dizer que o cinema brasileiro nunca fez coisa boa é atestado de ignorância, tá lá, somos mundialmente reconhecidos pela produção do Cinema Novo, criamos uma estética própria a Estética da Fome. E não foi imitando gringo não, mas buscando os nossos caminhos. Depois temos todo o movimento do cinema "underground" e marginal, de avacalhar tudo e não levar nada do "engajamento político a séria" tipo Bandido da Luz Vermelha, Macunaíma, Gang Bang e Matou a Família e foi ao cinema. Isso sem falar da produção da Vera Cruz e Cinédia, além dos monstros que foram Nelson Pereira dos Santos, Glauber, Humberto Mauro e Mazzaropi. Atores de calibre de um Grande Otelo e Oscarito, além de beldades como Sônia Braga e tantas outras divas. E todo um Cinema da Retomada, feito inclusive em função do fim do financiamento público do cinema no Brasil. 

E por falar de financiamento vamos entrar em dados reais, sabiam que quem financiou mais da metade dos custos do aTropelo do Nascimento foram empresários argentinos e a outra, heim? Mas os "detalhes" sobre o filme brasileiro não param por aí. Tropa de Elite foi o longa-metragem mais caro já produzido no país (R$ 10,5 milhões) e teve um significativo investimento estrangeiro. Nada menos que a metade de seu custo foi financiado por dois obscuros cidadãos estadunidenses e pela empresa hollywoodiana Paramount Pictures, genuína representante do imperialismo ianque. Os irmãos Bob e Harvey Weinstein, ex-donos da Miramax, e o argentino Eduardo Constantini, dono do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, investiram R$ 4 milhões em Tropa de Elite ainda no roteiro. Imagimem com que objetivo? 

Dindim...é claro, lucro fácil! 

O Filme da Tropa é uma porcaria Elitista! 

Da Pindorama Ocupada, em 21 de fevereiro de 2008
Juliano Gonçalves da Silva
texto originalmente publicado em: http://sarcastico.com.br/


Artigos relacionados: 



Postagem relacionada: 


2 comentários:

  1. AO LER O ARTIGO SOBRE O FILME TROPA DE ELITE NO BLOG,CONFESSO QUE FIQUEI UM TANTO REFLEXIVA SOBRE O ASSUNTO, POIS AFINAL POUCOS TEM A CORAGEM DE DENUNCIAR UMA VIOLÊNCIA CULTURAL DE MANEIRA TÃO EXPLÍCITA E VERDADEIRA. APÓS RELEMBRAR, NO PASSADO CINEMATOGRÁFICO, OBRAS COMO MACUNAÍMA, ELES NÃO USAM BLACK TIE, GRANDE SERTÃO VEREDAS E TANTOS OUTROS CLÁSSICOS, FICA REALMENTE DIFICIL DE ENGOLIR UM FILMINHO QUE RETRATA UMA PSEUDO FORÇA POLICIAL HEROICA, CRIADO PARA EMBURRECER A MASSA, OBJETIVANDO VENDAR OS OLHOS PARA UMA REALIDADE MUITO MAIS CRUEL E POLITICAMENTE INCORRETA.lAMENTO A EXPOSIÇÃO DE ATORES DE GRANDE EXPRESSÃO COMO WAGNER MOURA NUMA PRODUÇÃO MEDIOCRE E EXPLICITAMENTE VOLTADA PARA INTERESSES FINANCEIROS.
    PARABENIZO A EQUIPE DESTE BLOG , POR PROPORCIONAR A NÓS, MEROS SEGUIDORES, A OPORTUNIDADE DE EXPOR NOSSAS OPINIÕES FAZENDO VALER O DIREITO LEGÍTIMO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO CONSEGUIDA A DURAS PENAS POR UMA GERAÇÃO QUE LUTOU INCANSAVELMENTE PELA DERRUBADA DA CENSURA NESTE PAÍS DAS MARAVILHAS.

    ResponderExcluir
  2. Não gostou? Pau no seu cú! Quando fizer críticas, faça construtivamente, e não que tal filme é um lixo ou não é!
    Nunca li tanta besteira na minha vida!
    São filmes de qualidade sim, e outra, ninguém colocou uma arma na tua cabeça e te obrigou a ir assistiro filme seu babaca!
    Ja falei e repito, pau no seu cú se não gostou, de mais valor a filmes nacionais, alias você deve ser um daqueles que ficam sentado no sofá tomando chazinho e chorando enquanto assisti ao Titanic, ahhhhhhhhhh enfia o dedo no cú e rasga! E a outra ai que comentou chupa minhas bolas, vai toma no cú seu viadinho enrrustido de merda!

    ResponderExcluir