Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Revista Brésil(s)



Prezados colegas,

Brésil(s). Sciences humaines et sociales é a única revista francesa e em francês sobre o Brasil. Editada pelo Centre de recherches sur le Brésil contemporain (CRBC-EHESS), ela é publicada pelas Éditions de la Maison des Sciences de l’Homme e substitui os Cahiers du Brésil Contemporain.
   
Essa publicação semestrial, aberta a todas as disciplinas, tem por objetivo promover o conhecimento em torno a uma pluralidade de temas e de abordagens, e particularmente com preocupações comparativas. Trata-se de (re)colocar o Brasil, sua história, sua sociedade, seus espaços em perspectivas mais amplas, fruto de debates teóricos e de pesquisas empíricas capazes de renovar a análise e a percepção do país.

Nossa revista esta nascendo, lançamos um número de "Abertura", reunindo artigos inéditos além de uma antologia de textos publicados pelos Cahiers durante seus 24 anos de existência, e o número 1 sobre "vidas de escravos" sairá em maio. Temos vários dossiês temáticos previstos e em bom andamento: "Tsiganes",  "Des espaces autres ? Hétérotopies urbaines contemporaines", "Théorie scientifique et pratique politique : quelles limites pour la réflexion critique ?", etc.

Mas não queremos publicar números inteiramente temáticos. Além do dossiê temático, cada número inclui  uma seção Varia composta de três artigos que dêem conta da atualidade da pesquisa de ponta sobre o Brasil. Isso para que o interesse de cada número não se limite aos especialistas dos temas dos dossiês, e para permanecermos ligados ao debate e à reflexão atuais sobre o Brasil em todas as disciplinas das Ciências humanas e sociais. 

Contamos com sua colaboração para mobilizar suas redes acadêmicas e propor artigos que possam ser incluídos nesta seção de Brésil(s).

Esta contribuição será essencial para a vida da revista, para a manutenção de um patamar de exigência científica elevado, para a publicação constante de artigos inovadores, variados, interessantes e instigantes, que gerem reflexão e debate, promovendo a pesquisa brasilinista em nivel internacional. 

Desde já agradecemos, esperando contar com sua compreensão e colaboração ativa. 

Cordialmente, 
Comitê de redação de Brésil(s). Sciences humaines et sociales 
e-mail: bresils-revue@ehess.fr 
Site : http://crbc.ehess.fr/document.php?id=678
Vendida separadamente e por assinatura, Brésil(s) sera num futuro próximo acessível no portal francês de Revues.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário