Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tudo pronto para o Primeiro Festival Internacional de Cinema e Vídeo Mapuche e de Abya Yala

Entre os días 4 e 8 de novembro de 2013 se realizará na cidade de Temuco em Wallmapu, o Primeiro Festival Internacional de Cinema e Vídeo Mapuche e de Abya Yala, FANTEPFILMFESTIVAL, A los Ojos de Xeg Xeg y Kai Kai.

O evento,  que pela primera vez se realiza na ciudade, cuna (capital) do povo Mapuche e onde converge a interculturalidade como algo cotidiano, nasce da idéia de consolidar o suporte audiovisual como uma forma de visibilizaçao desta realidade social e cultural que vivemos diariamente.
 

Por ele se convida a comunidade geral a participar pois contará com produçoes como:  Ceferino Mapuche, la hora del santo, ano 2012, de Adrián Dagotto; La Historia Invisible, ano 2012, de Claudio Remedi; Calafate, Zoológicos Humanos, ano 2011, de  Hans Mülchi Bremer; El caso Sarayaku, ano  2012, de Arturo Hortas,  Inkarri, 500 años de resistencia del espíritu Inca en el Perú, ano 2012, de José Huamán Turpo; San Juan la noche más larga, ano 2012, de Claudia Huaiquimilla, entre várias outras obras, algumas delas estreiando no Chile. Além dessas se realizará uma mostra de obras audiovisuais con temática mapuche Fantepu, fora de competiçao.

Esta primeira versao , que se espera ter a periodicidade anual,  responde a necessidade de oferecer um espaço de difusao da criacao audiovisual com temática mapuche e dos povos originarios de Abya Yala que na língua do povo cuna (Sierra Nevada, Colômbia) significa "terra madura", terra viva" ou "terra que floresce" e é sinônimo de América, e uma instância de intercâmbio de experiências com os realizadores, produtores e artistas dedicado a produçao de conteúdos deste suporte audio-visual.

Junto ao anterior se busca promover desde este linguagem o conhecimento cultural  dos diferentes povos originários de Abya Yala e um dos elementos de vital importância para a produçao do Festival é a formaçao de público para que conozca cómo el soporte audiovisual genera diferentes pontos de vista para mostrar os povos originarios neste tempo atual e possibilitar assim um suporte comunicacional alternativo frente aos grandes meios de comunicaçao.

O Festival se realizará na Aula Magna da Universidade Católica de Temuco e no Museu Regional da Araucanía, nos seguintes horários: de manha desde a terça feira dia 5 até quinta feira dia 7 de novembro das 9:30 as 13:00 hrs. na Sala Enrique Eilers do Museo Regional da Araucanía Av. Alemania 084 Temuco,  durante as tardes desde a segunda feira dia 4 até sesta feira dia 8 de novembro entre as 15:00 e as 21:30hrs. Além disso na sexta feira dia 8 de novembro se realizará um fórum de debates, com artistas e realizadores audiovisuais na Aula Magna da Universidade católica de Temuco desde as 9:30 hrs. Todas as atividades sao totalmente gratuitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário