Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Oficina "O inimigo e a câmera"

A oficina "O inimigo e a câmera" fará parte da programação do Forum DOC BH em parceria com o CentoeQuatro. A oficina é gratuita e será ministrada pelo jornalista Bruno Figueiredo. 

Data: 24 de novembro (domingo)

 

Horário: 14h às 18h

Onde: Centro Cultural Cento e Quatro

Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro, Belo Horizonte | MG

Vagas: sujeito a lotação


A oficina 

As manifestações de junho, as redes sociais e o fácil acesso a câmeras e filmadoras formaram um ambiente que possibilitou, talvez, o maior exercício de produção, compartilhamento e consumo de conteúdo independente da história brasileira.
A cobertura feita pela mídia tradicional, sem levar em consideração os interesses por detrás das grandes empresas jornalísticas, foi feita de uma maneira rasa e despreparada. Por outro lado, muitos ‘midialivristas’, por serem ativistas e estarem mais envolvidos em etapas que precederam os conflitos violentos, possuíam uma compreensão mais aprofundada daquele momento. Entretanto, essas várias lacunas deixadas pela cobertura da grande mídia não foram totalmente preenchidas, muitas vezes, pela carência do domínio de técnicas básicas de produção de conteúdo jornalístico. Esta oficina consiste em apresentar técnicas básicas em torno de como produzir conteúdo em conflitos violentos.


Programa

Apresentar técnicas básicas de produção de conteúdo jornalístico: responsabilidade social, posicionamento em campo, abordagem, apuração de informações, construção da narrativa e publicação;
Exibir referências de conteúdos produzidos durante as manifestações; apresentar técnicas básicas de produção de conteúdo jornalístico: responsabilidade social, posicionamento em campo, abordagem, apuração de informações, construção da narrativa e publicação;
Ensinar técnicas de como se proteger do inimigo, e discutir sobre equipamentos para produção do vídeo;
Debater sobre ‘Conflict Sensitive Journalism’ (Jornalismo Sensível à Conflitos) – a capacidade do jornalista/midialivrista de influenciar nas resoluções de conflitos.

Sobre Bruno Figueiredo

Jornalista, trabalhou no jornal O Tempo e co-fundou o coletivo ODIN, passando a atender Folha de S. Paulo, IstoÉ e Veja BH. Durante os protestos de junho atuou como jornalista independente, produzindo quatro vídeos que somam quase 400mil visualizações e co-fundou o coletivo de arte-ativismo Nós, Temporários, responsável pela confecção dos bandeirões “UNFAIR PLAYERS”, “CPI DOS TRANSPORTES”, “FORA CLÉSIO ANDRADE”, “PORQUE EU QUIS” e pelo vídeo do “Capitão Bruno”, em Brasília. Teve oito fotos selecionadas para as últimas cinco edições do livro “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário