Cinema Latino Americano e Migração
O cinema conservou e transmitiu a memória da migração, testemunhando um fenômeno de grande relevância social, política, econômica em sua evolução através dos anos, narrando com olhar crítico, irônico, dramático ou grotesco a história das sociedades contemporâneas que vivem o fenômeno da migração como um dos aspectos fundamentais da própria evolução.
O cinema é a memória revisitada, narra, conta, descreve o que é ser migrante, em lugares e em épocas diferentes, distantes no tempo e no espaço, deixando uma série de interpretações sugestivas e artísticas, e também altamente críticas.
Confiram o filme de Adrián Caetano que pouco circulou pelos cinemas daqui...
São Paulo, com ampla comunidade boliviana, ganha ciclo de cinema da Bolívia
"Wara Wara", de Fernando Vargas

De 11 a 16 de dezembro, o evento exibirá no Cine Olido alguns dos filmes mais representativos da Bolívia, incluindo clássicos como “Wara Wara” (1930), de Fernando Vargas, restaurado pela Cinemateca Boliviana, e obras recentes, como “Insurgentes” (2012), o último longa-metragem filmado por Jorge Sanjinés (o cineasta boliviano mais conhecido e estudado mundialmente) e “Zona Sur” (2009), que circulou por vários festivais internacionais, com direção de Juan Carlos Valdivia.
Segundo o responsável pela iniciativa, o curador e produtor Rafael Sampaio, da Klaxon Cultura Audiovisual, essa primeira edição, ainda reduzida, “é dedicada aos bolivianos que aqui construíram novas casas e lares e também aos brasileiros filhos de imigrantes deste país na expectativa de que aqui fique criado um espaço urgente para o convívio, reflexão e (re)conhecimento mútuo”.
Já não sem tempo, São Paulo ganha um importante espaço de trocas culturais entre Brasil e Bolívia. Que venham muitos mais.
Mais informações estão no site www.cineboliviano.com.br.
Artigos relacionados:
Postagens relacionadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário