Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cinema na Barcelona Libertária novamente...


Entre os dias 28 e 31 de maio ocorrerá em Barcelona a 4ª Edição do Festival de Cinema Anarquista de Barcelona. O festival ocorrerá na Casa de la Solidaritat no bairro do Raval. 
A edição deste ano contará com o filme "Anarcovândalos em Townsville", curta feito pela Biblioteca Terra Livre e exibido no Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo em dezembro do ano passado.
Em breve o filme estará disponível na internet.



Lista dos filmes aqui: fcab.tk.
The Poster and two promotion videos
see here:http://wp.me/pIJl9-5uV

Artigos relacionados: 
Postagens relacionadas:
http://antrocine.blogspot.pt/2013/07/louise-michel-rebelde-franca-solveig.html
   http://www.antrocine.blogspot.com.br/2013/04/somos-as-imagens-que-vemos.html    
 

Um comentário:

  1. Soubemos por parte de um contato com a organizaçao do evento que ele foi temporariamente suspenso em funçao do duro golpe ao movimento local e de várias pessoas da organizaçao estarem envolvidas no processso da luta que segue explicada:Porque arde Barcelona?
    Ontem foram detidas mais 28 pessoas na terceira noite de manifestações populares contra a demolição do Centro Social Ocupado «Can Vies». O Miguel, um amigo barcelonês, contava-me ontem da presença de unidades especiais de polícia, de cargas com centenas de polícias e de registos domiciliários.
    E entretanto, a comunicação social mostra-nos apenas as chamas que estas noites aquecem Barcelona, escondendo ao mesmo tempo a brutalidade da polícia e as razões dos protestos. Mas se Can Vies fosse só uma casa ocupada, não seriam mobilizados helicópteros armados. Se esta fosse apenas uma questão autárquica e urbanística, não atacariam os manifestantes com canhões de água carregados de esgoto. O que se está a passar em Barcelona ultrapassa largamente as fronteiras do nosso tempo, da Catalunha e do Estado espanhol.
    Can Vies, símbolo arquitetónico do bairro de Sants, foi sede do Sindicato dos Trabalhadores do Metro de Barcelona. Quando a Guerra Civil foi perdida, o edifício foi expropriado pela Câmara Municipal franquista e nunca, até aos nosso dias, foi devolvido ao sindicato. A fétida «transição para a democracia» manteve intacta a propriedade fascista e deixou incólume nos pedestais a estrutura de poder. Quando o edifício devoluto foi ocupado em 1997 e devolvido ao seu legítimo proprietário, o povo, foram os netos dos vencedores de 39 que se sentiram desalojados.
    A história de Can Vies nunca foi pacífica: ao longo dos últimos 17 anos a Câmara tentou destruir este espaço centenas de vezes, recorrendo às leis, às armas e à intoxicação informativa (chegaram a dizer que a ETA fazia formação em Can Vies), mas o povo de Sants mudou o seu coração para este espaço e encheu-o de música, de ideias e sorrisos. Fez dele um centro cultural erguido pelo povo e para o povo, com uma riquíssima agenda cultural gerida de forma autónoma. O que incomodava verdadeiramente as autoridades da Convergência e União, mandatários do grande capital adornados de nacionalismo, era o exemplo que Can Vies projectava para Barcelona e para o Mundo: a ideia de que sem a tutela da burguesia, os trabalhadores são capazes de fazer mais e melhor. No seio de uma cidade prostituída ao turismo e abandonada à especulação imobiliária, a população de Sants tinha construído uma galeria de arte, um ginásio popular, uma biblioteca operária, uma sala de concertos, um bar, uma escola…
    De noite para noite, as manifestações alargam-se a mais cidades sob a divisa “Poder Popular” e Barcelona transforma-se num teatro de guerra. Sirenes ecoam noite e dia, acções de guerrilha dão lume ao balcões dos bancos, legiões de «moços de esquadra» ocupam as ruas e nas barricadas repete-se o grito antigo «Não Passarão».
    A batalha de Can Vies não é só a luta por uma casa. É a legitimidade da Europa capitalista a rebentar pelas costuras: na Catalunha rebenta pelas cicatrizes da Guerra Civil e pelo independentismo, mas qualquer fagulha pode começar o incêndio que se avizinha. Noutros países europeus, a ruptura poderá assumir expressões mais ou menos violentas e mais ou menos organizadas, mas sempre inevitáveis. É o capitalismo que está a morrer. Celebremos, pois: «Há uma grande desordem sob o céu, a situação é excelente.»

    ResponderExcluir