Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ilhas .... e seus pescadores.


Numa transição entre Ilhas de 2 continentes a comparação inerente à viagem, nas paisagens, cheiros, formas sociais e culturais das "gentes" que vivem do/com o Mar foi inevitável!  Ressaltou a invasão por parte do Turismo e Expeculação Imobiliária que ameçam ambas na sua forma de existir.

                 

                                                                               

O documentário "A Ilha" foi o modo de "apresentação" que escolhi para essas 2 Ilhas que por coincidência se iniciam com a mesma letra: Ilha de Faro e Ilha de Florianópolis. Imagens mais do que palavras, relatos na primeira pessoa mais do que novelas de ficção.


O documentário "A Ilha" apresenta uma Ilha barreira, da costa sul de Portugal - Ilha de Faro. Citando o seu autor:

"Num tempo de rápidos consumos onde o agora reina, descobriremos em conjunto, uma praia e a sua aldeia piscatória, cujos habitantes teimam em resistir ao imediatismo dos dias de hoje mantendo hábitos ancestrais de contacto profundo com a grande natureza.
Sairemos e entraremos na vida dos seus habitantes, tendo como co-anfitriões animais marinhos e uma variedade invejável de espécies de aves movimentando-se em paisagens paradisíacas. Viajaremos tranquilamente pelos canais desta "ria" (sistema lagunar, formado por um cordão de ilhas e penínsulas arenosas dispostas paralelamente à costa) que faz justiça ao seu nome, contemplaremos pores-do-sol e da Lua no Atlântico Norte que parecerão encenados de tanta beleza.
Iremos viver uma praia, um espaço/ente que se dá a cada segundo das nossas existências sem pedir nada em troca.
 “ Longe de ser uma descrição de fenómenos objectivos, é uma tentativa de
inscrição do amor humano no coração das coisas” *

* in dicionário de símbolos, Juan Eduardo Cirlot, Bachelard acerca da Alquimia publicações D. Quixote"

Nenhum comentário:

Postar um comentário