Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Odô Yá, Salve Iemanjá!




Artigos relacionados: 

Postagens relacionadas: 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem à Rainha dos mares...valeu Antrocine, sempre inovando e nos emocionando...
    Rosane Santos

    ResponderExcluir
  3. Parabens ao Antro pelos 11.000 seguidores, merecido,né?

    ResponderExcluir
  4. Mais fotos de Iemanjá e suas manifestações

    Adeptos da Umbanda e do Candomblé ou simpatizantes das religiões afro-brasileiras de uma forma geral costumam ir às praias para levar presentes e pedidos à Iemanjá. No Rio de Janeiro, é possível encontrar grupos em festa na areia saudando a chegada do Ano-Novo, vestidos de branco, levando suas oferendas que são compradas em diversos pontos da cidade.

    Mercadão de Madureira tem parte significativa do seu comércio voltada para a venda de produtos religiosos e é de lá que desde 2003 sai uma carreata em direção à Copacabana no dia 29 de dezembro. Atravessando alguns bairros da Zona Norte da cidade, passando pelo Centro, até chegar a Zona Sul, a carreata apresenta Iemanjá à população para que a mesma possa fazer pedidos. Este movimento é importante por algumas razões, dentre as quais o fato de o Mercadão ser um centro comercial movimentado, onde os filhos de vários adeptos das religiões afro-brasileiras se encontram e trocam informações a respeito do povo de santo; porque atravessa a cidade e hoje não apenas conta com a logística da prefeitura, como tem apoio do poder público municipal.

    Em 2011, o prefeito Eduardo Paes declarou as festas de culto a Iemanjá nas praias do Rio como patrimônio cultural, reconhecendo a importância do dia 29 de dezembro, o que foi necessário para preservar a memória e a expressão culturais afro-brasileiras. O registro fotográfico que apresentamos é da nona carreata em homenagem a Iemanjá, realizada no último ano.

    Desde 2007 temos fotografado algumas festas religiosas no Rio de Janeiro, principalmente as relacionadas as religiões afro-brasileiras, ao culto a São Jorge e ao culto carioca a Iemanjá, interesse de pesquisa dos Cientistas Sociais que compõe este grupo. De produção coletiva, as fotos estão assim identificadas:

    Ana Paula Alves Ribeiro, Cristiano Cardoso e Maria Alice Rezende Gonçalves

    •Título: Iemanjá – A dona do Rio

    •Autor: Ana Paula Pereira da Gama Alves Ribeiro (UFRRJ)
    •Cristiano Cardoso da Silva (SME-RJ)
    •Gabriela Sousa (Estácio de Sá)
    •Maria Alice Rezende Gonçalves (UERJ)
    •Vinícius Pereira (UERJ)
    •Ano de produção: 2011
    •N° de fotografias: 18

    •Formato: jpeg

    Confiram: http://museuafrodigitalrio.org/v2/?p=500

    ResponderExcluir