Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Projeções Antropológicas sobre um cinema da Baixada Fluminense


Dissertação defendida na Universidade de Brasília (em Antropologia do Cinema)

Autor: Tiago de Aragão Silva
Ano: 2011
Orientadora: Antonádia Monteiro Borges


RESUMO
O foco desse trabalho consiste em pensar parte da produção audiovisual do cineclube/bando/coletivo de Duque de Caxias, Mate com Angu, que já conta com mais de vinte curta-­metragens.
Elegi alguns eixos para versar sobre a sua cinematografia, com o desafio de pensar o cinema do Mate a partir do próprio cinema mateano. Essa dissertação poderia ter como eixo de discussão os contextos de produção dos filmes e de seus produtores, porém optei pela desafio de investigar os produtos fílmicos, acreditando que a produção imagética desses cineastas está para além de suas pessoas, desejos e contextos de produção. Posto no mundo, um filme tem como potencial percorrer os mais diversos fluxos, sendo consumido nas mais diversas situações, inclusive independente de seu autor. Aproprio-­‐me do tratamento que Deleuze dá ao cinema para esboçar meu desejo investigativo, a sétima arte seria um meio de apresentação e circulação do pensamento desses autores. os cineastas expressariam suas ideias a partir de blocos de movimento/duração e não de conceitos.

O presente trabalho tem como esforço percorrer os blocos de movimento/duração de alguns curtas selecionados, ao mesmo tempo em que se permite a presença de diversos intercessores para pensar e dialogar sobre cinema e possibilidades de investigação e diálogo na Antropologia.

Palavras-­chave: Antropologia do Cinema, Cinema, Audiovisual, Duque de Caxias, Mate com Angu. Abstract 



Mate com Angu

Catálogo 10 anos - http://issuu.com/matecomangu1/docs/catalogomatecomangu
Página  - http://matecomangu.org/site/
Facebook  - https://www.facebook.com/MatecomAngu

Nenhum comentário:

Postar um comentário