Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Filosofia do filme na Rural

Em Seropédica /RJ
por Ivana Barreto

Nos dias 29 e 30 de agosto, das 13 às 17h, no Auditório Hilton Sales(P1), acontecerá o mini-curso (gratuito) Filosofia do Filme, organizado pelo Departamento de Filosofia do ICHS/UFRRJ. Segundo Pedro Hussak, professor do curso de Filosofia, o objetivo do mini-curso é apresentar a teoria de Josef Früchtl sobre Filosofia do Filme em três momentos. No primeiro, pretende-se mostrar as referências existentes sobre o filme no contexto das teorias filosóficas que fizeram menção ao meio, objetivando revelar a crítica de Früchtl a essas teorias. No segundo, serão apresentadas a teoria de Früchtl que relaciona subjetividade, modernidade e três gêneros de filmes. A base desta apresentação é seu livro O Eu impertinente. Uma história heroica da modernidade. O terceiro momento refere-se ao tema do novo livro do autor, que relaciona a experiência estética com a confiança encenada nesta experiência. 
 
O curso será ministrado também pela professora Carla Damião, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente da Faculdade de Filosofia da UFG (FAFIL-UFG), Carla é responsável pela disciplina de Estética. Participa do Programa de Pós-Graduação da FAFI. Participou e organizou eventos e publicações na área de Estética nos últimos anos com atenção particular para os escritos de Walter Benjamin. 

Josef Früchtl é  autor, além de muitos artigos publicados em jornais, revistas, periódicos e livros, de duas obras dedicadas à Filosofia do filme: O Eu impertinente. Uma história heróica da modernidade (Das unverschämte Ich. Eine Heldengeschichte der Moderne. Suhrkamp, 2004/Stanford University Press, 2009) e seu mais recente livro, lançado no início deste ano, intitulado Confiança no Mundo. Uma Filosofia do filme (Vertrauen in die Welt: eine Philosophie des Films. München, Fink, 2013). Atualmente, Früchtl é professor da Faculdade de Filosofia e Artes da Universidade de Amsterdã, na Holanda. Foi presidente da Sociedade Alemã de Estética (Deutsche Gesellschaft für Ästhetik) e é co-editor da revista Zeitschrift für Ästhetik und All­gemeine Kunstwissenschaft. Organizou, em julho último, o evento “Film-Philosophy Conference: Beyond Film, que ocorre desde 1997 no Reino Unido e que, pela primeira vez, se deslocou para a Holanda.

Josef Früchtl: considerado parte da terceira geração
 da Escola de Frankfurt
As inscrições podem ser feitas no próprio local de evento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário