Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Perdemos um grande amigo e pesquisador do Cinema Africano

para Liliane com amor...
Que a terra lhe seja leve!

Morreu, na madrugada desta segunda-feira (16), aos 48 anos, o professor da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Mahomed Bamba. Marfinense, Bamba havia descoberto recentemente um câncer devastador no fígado e foi acometido de uma infecção generalizada ao internar-se para um procedimento médico no Hospital da Bahia.

A doença foi descoberta após um exame de rotina, há cerca de três meses. Porém, como ainda não havia a confirmação do câncer por parte dos médicos, o plano de saúde não autorizou o início da quimioterapia antes de uma biópsia, e Bamba precisou submeter-se ao procedimento.

De família francesa, Mahomed Bamba nasceu na Costa do Marfim, onde graduou-se em Letras na Université Nationale d´Abidjan, em 1992. Após escolher o Brasil como casa, concluiu o mestrado em Linguística Geral e Semiótica pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual tornou-se doutor em Cinema e Estética do Audiovisual.

Em 2009, Bamba assumiu a vaga de professor adjunto na Facom. Há quatro anos, ministrava a disciplina História do Cinema II, além de fazer parte do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom). Na Bahia, o marfinense passou também pela Faculdade Dois de Julho, pela FIB e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Era também assíduo frequentador desde as primeiras reuniões anuais da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual), nas qual nos brindava com lições de simpatia, bom humor e socializava seu amplo conhecimento sobre o cinema deste vasto continente, que tão pouco nos chega por aqui...

Em nota, a Facom lamentou a morte de Bamba. "É com imensa tristeza e pesar que informamos o falecimento do nosso querido colega Mahomed Bamba. Ele tinha feito um procedimento cirúrgico por conta de neoplasia maligna detectada no fígado. Bamba tinha 48 anos e integrava o corpo docente da Faculdade de Comunicação desde 2009, ensinando na área de concentração em Cinema e Audiovisual. Era também professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM. A Faculdade de Comunicação suspende todas as suas atividades nesta segunda e terça-feira (16 e 17 de novembro) em luto pelo nosso estimado colega e amigo", afirmou. O enterro de Bamba foi realizado hoje, terça-feira (17), no cemitério Jardim da Saudade, Capela F, 10h30.

Criativo, acessível, generoso... o Bamba era bamba!
Dentre sua vasta produção destacamos o capítulo 10 do livro Cinema Mundial Contemporâneo: O(s) Cinema(s) Africano(s): no singular e no plural.


Confiram um pouco de sua obra aqui:

2 comentários:

  1. Caros colegas,
    junto-me a todos na expressão de nosso pesar pelo falecimento prematuro de Mahomed Bamba.
    Fui sua orientadora no doutoramento e tive a chance de vê-lo crescer intelectualmente ao longo desse período de convívio mais constante. O resultado de seu empenho está no livro O legível e o visível no cinema, que lançou no último trimestre do ano passado, uma reflexão original sobre a presença da escrita no cinema.
    Estive com ele, em Salvador, no dia 26 de maio deste ano, durante a realização do CineFuturo, quando ele foi o mediador da mesa-redonda "Delírio de Fellini", da qual participei, ocasião em que deu uma pequena entrevista, que pode ser vista no YouTube (CineFuturo 2015 - Mahomed Bamba -YouTube), onde aparece como sempre o conhecemos, cheio de vida e sorridente. E é essa a lembrança dele que quero guardar.
    Um triste abraço fraterno a todos,
    Mariarosaria

    ResponderExcluir
  2. Vamos honrá-lo dando consequência às pesquisas dele!

    -- a sobre cibercineclubes era uma predileta, mas não consegui mais achar o paper on-line mais... Vamos dar um jeito de botar a produção dele toda acessível, para pelo menos assim podermos reagir ao desaparecimento do nosso colega?

    Meus sentimentos à família e aos amigos do MB.

    ResponderExcluir