Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 18 de maio de 2015

O TRABALHO NA TELA: MEMÓRIAS E IDENTIDADES SOCIAIS ATRAVÉS DO CINEMA

Cena de Febre de Rato, Cláudio Assis (Brasil, 2011)

CALL FOR PAPER

O trabalho nas sociedades contemporâneas tem vindo a sofrer, desde o início do século XX, processos vários de mudança que, com o contexto atual de crise econômica e emprego, exigem equacionar a estruturação das identidades que sobre o trabalho se constroem e modificam.

Durante este período, o cinema tem sido um veículo privilegiado na criação e disseminação de representações do trabalho, e como tal, na formação de memórias sociais. Tem constituído um canal privilegiado na construção de narrativas de memórias de trabalho, contribuindo para a formação, reprodução e reconfiguração de identidades sociais.

Este seminário internacional e multidisciplinar tem como objetivo reunir e discutir contribuições que analisem os processos envolvidos na formação de identidades sociais e suas representações através do cinema. O seminário explorará como o cinema e as práticas cinematográficas – a produção, realização e usos dos filmes – têm contribuído para a formação de memórias sociais sobre o trabalho.

O seminário aceita comunicações que analisem as principais continuidades e descontinuidades presentes nas narrativas de memórias do trabalho, desde o início do século XX até ao presente, com base na análise de filmes ou de um corpo de filmes (tanto ficções como documentários), e sua recepção. Encorajamos abordagens interdisciplinares, teórica e metodologicamente inovadoras, bem como propostas que pretendam incorporar material visual nas suas apresentações.

Os tópicos incluem, mas não se limitam a:
Cinema e trabalho (por exemplo, filmes sobre a classe operária, militantes, educativos, de encomenda);
Identidades sociais e cinema (documentário, ficção, etc.);
Memórias sociais sobre o trabalho;
Usos e contextos de receção dos filmes;
Cinema utilitário
Industrialização e desindustrialização no cinema;
Abordagens de gênero;
Espaços de trabalho;
Técnicas, conhecimento e aprendizagem.

Aceitam-se propostas em português, inglês e espanhol.
Comissão organizadora

Prazo para as propostas: 30 de Junho 2015
Contacto: workscies@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário