Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Reflexões sobre raça, gênero e sexualidade a partir da trajetória de Grande Otelo

O número 17 da Revista Geni traz, na sessão Acadêmicxs, o artigo "O que a interpretação de Grande Otelo tem a dizer sobre raça, gênero e sexualidade?", de Luis Felipe Kojima Hirano. 

O texto discute as interseções entre raça, gênero e sexualidade no cinema brasileiro a partir da trajetória de Grande Otelo, analisando as características, rupturas, permanências e contradições presentes nas diferentes fases de sua carreira como ator. 

Link para o artigo: http://revistageni.org/11/cinema-e-estereotipos/

Ilustração: Larice Barbosa

O artigo é baseado em sua tese de doutorado, intitulada "Uma interpretação do cinema brasileiro através de Grande Otelo: raça, corpo e gênero em sua performance cinematográfica (1917-1993)", defendida em 2013, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Sobre a tese:

Pretende analisar a trajetória de mais de 70 anos de Sebastião Bernardes de Souza Prata, Grande Otelo (1917-1993). Por um ângulo, ela contribui para pensar diferentes momentos do cinema brasileiro, tendo em vista que o ator foi parte integrante do imaginário cinematográfico nacional dos anos 1930 aos 1990, em filmes da Cinédia e Sonofilmes, em Its all true projeto inacabado de Orson Welles no Brasil , em produções do realismo carioca, nas chanchadas da Atlântida, no Cinema Novo e no Cinema Marginal. Por outro ângulo, observar essa trajetória permite refletir sobre o modo como as relações raciais, suas intersecções com a questão de gênero e o próprio corpo dos artistas, negros ou brancos, são reinterpretados conforme a lógica do campo cinematográfico. O fio condutor da análise é uma equação complexa entre linhas de força que extrapolam esta lógica e mecanismos próprios ao cinema, usados para hierarquizar, diferenciar e desigualar intérpretes e escolas. Para empreendê-la, lança-se mão de conceitos, como estrutura de sentimentos da branquitude, estereótipos raciais e persona, e do exame interno dos filmes o que abre caminho para desvelar discursos cinematográficos racistas e estratégias antirracistas. O itinerário de Grande Otelo, assim, possibilita examinar o forte diálogo entre o imaginário racial hollywoodiano e sua tradução por empresas nacionais entre os anos 1930 e 1950, bem como representações alternativas do negro em Its all true, no realismo carioca e em Rio, Zona Norte, de Nelson Pereira dos Santos. Por contraste, o desaparecimento do ator nos primeiros filmes do Cinema Novo ilumina as perspectivas de Glauber Rocha e Carlos Diegues sobre o negro. Ambos os diretores elegem intérpretes com predicados corporais, fisionomias e performances de masculinidades diferentes de Grande Otelo, como Antonio Pitanga. O retorno de Otelo em Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, propicia discutir um momento reflexivo do cinema brasileiro, quando os impasses do Brasil se explicitam na reformulação de antigas figuras como o malandro e na interlocução renovada com o movimento negro, entre outros. Por fim, discute-se o aprofundamento de um diálogo interno nos filmes de Rogério Sganzerla e Júlio Bressane, que escalam Grande Otelo como testemunha histórica do cinema brasileiro. Logo, o ator prolífico viabiliza a reflexão, tanto sobre as relações raciais, em suas intersecções com a temática de gênero e corpo, quanto sobre o cinema no Brasil.

Link para a tese: 
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-14112013-122614/pt-br.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário