Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

7ª Mostra Luta!


Programação 7ª Mostra Luta!

No dia 10 de outubro começa a 7ª Mostra Luta, com a exibição de vários filme sobre as lutas sociais, além de teatro, debate, fotografia e artes plásticas. E vai até dia 19, no domingo da semana seguinte.Veja a programação completa:

10 de Outubro – Abertura
19h00 – Lançamento do filme “Corte Seco” Direção: Renato Tapajos

Corte seco - longametragem - Dir-Renato Tapajos - foto_Coraci Ruiz - Com Gabriel Miziara e Daves OtaniSinopse: No dia 31 de agosto de 1969, em São Paulo, cinco militantes da esquerda armada que lutava contra a ditadura militar, foram presos pela Operação Bandeirantes (OBAN). Nos dias seguintes, eles iriam viver o pesadelo da tortura, experimentando uma semana de puro terror, com os militares, policiais e paramilitares dando vazão ao que existe de pior na capacidade humana de infligir dor e humilhação.

Com a presença do Diretor + Convidadas e convidados
Temática: 50 anos do Golpe Militar
No Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS – Rua: Regente Feijó, 859, Centro)

11 de Outubro
17h30 – Peça de Teatro “Fulero Circo” com a Cia Estudo de Cena
Na Praça Bento Quirino (Rua: Sacramento, s/n, Centro)

19h30 – Exibição de filmes – Sessão 1
- “Relato de uma Experiência: A farsa da Justiça em El Dorado dos Carajás”, de Cia Estudo de Cena

- “Revolta da Roleta”, de Corte Seco

revolta da roleta
Sinopse: Cansados de exploração e das precárias condições de transporte em Várzea Grande, populares arrancam as roletas e grades do terminal de ônibus que impediam a realização da integração para a cidade de Cuiabá.

- “Unindo Quebradas 1 – O filme”, de Avelino Regicida
unindo quebradas
Sinopse: Documentário lançado em 2010 pelo Núcleo de Atividades: O Regicidio Esta Por Vir. Expõe como a cena Anarco Rap de São Paulo. Com relatos de diversos militantes das duas maiores e mais antigas culturas de rua, a cultura Hip-Hop e a Punk.Trazendo informações de como surgiram e os porquês de serem o que são atualmente.

Na Praça Bento Quirino (Rua: Sacramento, s/n, Centro)

12 de Outubro
16h00 Exibição de filmes – Sessão 2
- “Uma Árvore Bonita”, de Beto Novaes
umaarvorebonita
Sinopse: Percursos escolares e participação em movimentos sociais mudaram o
curso da vida dos jovens protagonistas deste documentário. Seus
relatos expressam indignaçnao frente ao racismo e outras formas de
discriminação social que marcam a experiencia de uma grande parte da
juventude brasileira de hoje.

- “Canãa Uma Comunidade em Luta”, de Corte Seco

canaa
Sinopse: Moradores do bairro Canaã (Coxipó/Cuiabá/MT) são ameaçados de despejo e encontram no vídeo uma forma de expor suas necessidades, pensamentos e sentimentos… além de irem para rua resistir, protestar e reivindicar o direito a moradia para que não se repita o que ocorreu em Pinheirinho (SP).

- “Filhos Separados”, de Três Corações

trescorações
Sinopse: Até 1986, os portadores de hanseníase eram internados compulsóriamente em colônias isoladas do convívio com a sociedade. Assim que nasciam, os filhos deles iam para preventórios e depois encaminhados para adoções irregulares. Este documentário aborda situações vividas nos orfanatos e a luta dos filhos de hansenianos pela reparação.


- “Fábrica Ocupada Flaskô pede Socorro”, de Fernando Martins
flasko
Sinopse: Os trabalhadores da Flaskô há quase dois anos esperam uma resposta do Senado sobre os projetos de lei que tramitam “parados”. O filme é para mostrar a fábrica como está atualmente e impulsionar os projetos de lei no Senado, pedindo apoio pela internet. Com cenas da produção, do espaço cultural Fábrica de Cultura e Esportes e depoimentos de gente envolvida na luta da Flaskô.

No Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS – Rua: Regente Feijó, 859, Centro)

19h00 Exibição do filme – “Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho

cabra7Sinopse: No início da década de 1960, um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, dispersados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

Temática: Homenagem a Eduardo Coutinho + Convidadas e convidados
No Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS – Rua: Regente Feijó, 859 – Centro)

13 de Outubro
19h00 – Exibição de filmes – Sessão 3
- “25 de Julho – Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa”, de Avelino Regicida
documentario-25-julho-feminismo-negro
Sinopse: Filme com grande repercussão na mídia nacional e internacional, exibido em diversos espaços culturais, eventos e cine clubes. O filme surge por conta da curiosa situação de existir uma data tão significativa para as mulheres, em nosso contexto político social, o 25 de julho e mesmo assim o dia 8 de março ainda é mais reconhecido e comemorado por nossas guerreiras terceiro-mundistas.

-Clareira, de Ramiro
clareirar
Sinopse: Entramos no polêmico revezamento 4×4 feminino do campeonato mundial de atletismo que culminou num beijo entre as participantes para compreender os conflitos de gênero e as leis homofóbicas russas do começo de 2013.

- “Mulheres Guerreiras: Desbravando as estradas da Vida”, de Associação Mulheres Guerreiras
mulheresguerreiras
Sinopse: O filme conta a história das mulheres prostitutas na cidade de Campinas e a formação da Associação Mulheres Guerreiras. Obra independente, totalmente realizada em software livre e sem financiamentos.





- “Eu, Enquanto Elas”, de Recma Produções
euenquantoelas
Sinopse: “Eu Enquanto Elas” mostra o ponto de vista das profissionais do sexo em relação à Copa do Mundo, enfatizando suas causas sociais e trazendo para perto as suas realidades.

Na Praça Rui Barbosa (Rua: 13 de Maio, s/n, Centro)

14 de Outubro
19h00 – Exibição de filmes – Sessão 4
- “Terra Vista, Unidos!”, de Angel Luis Gonçalves Rodriguez, Brigada Audiovisual dos Povos, Rede Mocambos
terravista
Sinopse: Exemplo de como a união, a sensibilidade e o respeito à natureza e às diferenças, melhoram a vida num assentamento que é referência em agroecologia e educação na Mata Atlântica.

- “Vândalos e Baderneiros”, de Diego Felipe de Souza Queiroz
vb
Sinopse: Curta documental que reflete sobre os conceitos de vandalismo e baderna, através de imagens dos embates entre o poder do Estado e a população crítica na cidade do Rio de Janeiro em 2013. Tentando desconstruir o discurso midiático e do senso comum associado a uma campanha de criminalização de manifestações e protestos.

- “Vila Nova Palestina: Ruas Ocupadas”, de Leonardo Chagas, Patrick Torres, Pedro Biava
vnpruas ocupadas
Sinopse: Esse é o registro da primeira grande manifestação do ano, quando milhares de “sem-teto” obrigaram o Governador Geraldo Alckmin a receber uma comissão do MTST no Palácio do Governo, em janeiro. A marcha foi liderada pela Ocupação Vila Nova Palestina, a maior do Brasil, com 8 mil famílias lutando por moradia.





 - “Mulheres do Vergel”, de Diego Riquelme e Fernando Passos
vergel
Sinopse: No documentário “Mulheres do Vergel” a história é narrada através dos depoimentos das mulheres do Assentamento 12 de Outubro sobre sua participação no processo de ocupação das terras de onde hoje tiram seu sustento e o sentido de suas vidas; relatam seus medos, suas esperanças e os primeiros passos de organização.

No Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS – Rua: Regente Feijó, 859 – Centro)

15 de Outubro
19h00 – Exibição de filmes – Sessão 5 – Sala Glauber Rocha
- “Crônica de uma obra aberta”, de Alberto Cohon, Flávio Ferrão, Viviana Echávez Molina
Frame Crônica de uma obra aberta
Sinopse: Semana após semana um grupo de realizadores se reúne para planejar a realização de um filme sobre a democracia no Brasil. Ao início das filmagens são surpresos pela explosão de manifestações ao longo do país. O que iria a ser um filme de análise sobre a democracia, perde o rumo ante os muitos questionamentos que surgem depois dos protestos populares. O único caminho possível para finalizar a filmagem parecer ser assumir a democracia como uma obra aberta, em constate construção.

- “Quem Não É Visto, Não é Lembrado”, de Gabriel Barcelos
Sinopse: O filme propõe, com imagens e palavras, algumas reflexões e questões sobre a presença da câmera dentro das lutas sociais.

- “Independência ou….”, de TV VIVA
Sinopse: Brivaldo se traveste de D.Pedro I e proclama a independência “pelos
poderes de Glaiiscow”. Montado em uma burra de bumba meu boi, percorre
a cidade e a universidade, perguntando: “O Brasil é um país
independente?”

- “Jornada dos Povos na Serra do Padeiro”, de Angel Luis Gonçalves Rodriguez, Brigada Audiovisual dos Povos, Rede Mocambos
serra
Sinopse: Convivência, mutirões e troca de saberes entre movimentos de luta pela democratização das terras, dos meios de comunicação e da agroecologia com o povo Tupinambá da Serra do Padeiro, entre 14 e 16 de março de 2014. Compromisso de união por uma educação com a cara de nosso povo e com a História do Brasil.

- “Exercícios fílmicos de Mídia Colaborativa e Produção Partilhada do Conhecimento” de Coletivos de Mídias Livres Campinas
vj

No Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS – Rua: Regente Feijó, 859 – Centro)

16 de Outubro
19h00 – Tecnologias e Lutas: Pré-Encontro de Comunicadoras e Comunicadores Livres de Campinas
IMG_7248
Com a presença de TC Silva Casa de Cultura Tainã) + Convidadas e convidados


No Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS – Rua: Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas)

17 de Outubro
19h00 – Roda de Conversas: Luta e Resistência da Cultura Negra em Campinas – Dez anos de Nação Nagô!
DSC00118
Com a presença de TC Silva Casa de Cultura Tainã + Alceu Estevan (Urucungos) + Alessandra Ribeiro (Casa de Cultura Fazenda Roseira) + Glória Cunha (Maracatucá) + Benê Moraes (Savurú) + Convidadas e convidados
Na Casa de Cultura Tainã (Rua: Inhambu, 645 – Vila Padre Manoel de Nóbrega)

18 de Outubro
14h00 – Apresentação do Grupo Urucungos Puítas e Quijengues
4
+  Grupos de Culturas Populares
Na Praça José Bonifácio – Largo da Catedral Metropolitana de Campinas (Av. Francisco Glicério, s/n)

17h00 – Luta Indigena
Apresentação Coral Guarani da Aldeia Tenondé Porã (Parelheiros-SP)
IMG_3025
Exibição de filmes com a temática Indígena
-”Uma Casa, Uma Vida”, de Alexandre Lemos, Edu Yatri Ioschpe, Rodrigo Soares – Coletivo Raiz das Imagens
casavida
Sinopse: Filme realizado pelos jovens Xavante em parceria com o coletivo Raiz das Imagens a partir das oficinas realizadas nas aldeias Santa Cruz e Belem, com a finalidade mostrar a importância da casa tradicional dentro da cultura indígena, informar sobre os riscos do programa Minha Casa Minha Vida, propondo uma alternativa sustentável que respeita a cultura destas comunidades.






-”Guarani, Resiste!”, de Leonardo Chagas, Patrick Torres, Pedro Biava
guarani
Sinopse: Os Guarani das 6 aldeias existentes na cidade de São Paulo, ocuparam a Avenida Paulista, centro financeiro da capital. Eles exigem a assinatura do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que irá regularizar, de uma vez por todas, a demarcação de suas terras na cidade.

-”Ideas del CINE Insurgente”, de Ação Direta de Vídeo Popular
cine
Sinopse: Entrevista realizada com o cineasta boliviano Jorge Sanjinés na sede do Grupo UKAMAU, em La Paz, Bolívia, onde o autor comenta aspectos de sua filmografia e literatura.

Debate com a presença da liderança guarani Jera Giselda
Na Praça Rui Barbosa (Rua: 13 de Maio, s/n).

19 de Outubro
15h00 – Ocupação Mostra Luta na Ocupação Joana D’Arc
mídias
Exibição de filmes – Sessão 6
- “Narradores do Jardim Paraná”, de Do Morro Produções/Avelino Regicida/Esquina da Memória
narradores
Sinopse: Documentário produzido a partir do trabalho feito com alguns dos muitos jovens e crianças do Jardim Paraná (Distrito de Brasilandia) zona norte de São Paulo. Trabalho e pesquisa que envolveu questões sobre o direito a moradia, digna, a expansão da cidade e a especulação imobiliária.Junto ao levantamento da historia do bairro.



- “Perifa Sobre Rodas” – Edição I e Edição II, de Perifa Skate

pfrSinopse: Perifa Sobre Rodas foi lançado na cidade de Sumaré, interior de SP, um coletivo que leva o skate muito a sério, um coletivo com gente hoje fazem uma luta por mais lugares para praticar o esporte.
Protestos, ocupações de espaços, campeonatos nas ruas, enfretamento com o poder público e peregrinação atrás de pistas de skate espalhadas pelas cidades.


- “Renascer – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Centro de Campinas”, de Bruna Zanolli e ITCP-Unicamp
renascer
Sinopse: História da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Centro de Campinas pela voz dos catadores e catadoras.

- “Copa Para Quem (?)”, de Corte Seco, Coletivo Ecoar

cpq
Sinopse: Cuiabá 2014 véspera da copa da Fifa , populares dialogam sobre o tema “Copa para Que(m) ?

Na Ocupação Joana D’Arc (Rua: Padre Donizette Tavares de Lima, S/N – Bairro Cidade Jardim)

19h00 Festa de Encerramento 7ª Mostra Luta! 2014
+Projeções
+Música
+Intervenções
+Poesia

No Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS – Rua: Regente Feijó, 859 – Centro)

As programações em espaços abertos, em caso de chuva, as atividades serão conduzidas ao Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Mais infos:  http://mostraluta.org/

Postagens relacionadas:
http://www.antrocine.blogspot.com.br/2014/04/cinema-contra-copa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário