Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

terça-feira, 1 de abril de 2014

Entenda a ditadura civil-militar no Brasil pelo Cinema


Onze filmes que fazem um diagnóstico de como o cinema retratou a ditadura militar no Brasil
batismo-sangue

Cena de Batismo de Sangue (Reprodução)


Das sessões de tortura aos fantasmas da ditadura, o cinema brasileiro invariavelmente volta aos anos do regime militar para desvendar personagens, fatos e consequências do golpe que destituiu o governo democrático do país e estabeleceu um regime de exceção que durou longos 21 anos. Estreantes e veteranos, muitos cineastas brasileiros encontraram naqueles anos histórias que investigam aspectos diferentes do tema, do impacto na vida do homem comum aos grandes acontecimentos do período.

Embora a produção de filmes sobre o assunto tenha crescido mais recentemente, é possível encontrar obras realizadas durante o próprio regime militar, muitas vezes sob a condição de alegoria. "Terra em Transe", de Glauber Rocha, é um dos mais famosos, retratando as disputas políticas num país fictício. Mais corajoso do que Glauber foi seu conterrâneo baiano Olney São Paulo, que registrou protestos de rua e levou para a tela em forma de parábola, o que olhe custou primeiro a liberdade e depois a vida.

Os onze filmes que compõem esta lista, se não são os melhores, fazem um diagnóstico de como o cinema retratou a ditadura brasileira.

1. MANHÃ CINZENTA (1968), Olney São Paulo – Em plena vigência do AI-5, o cineasta-militante Olney São Paulo dirigiu este filme, que se passa numa fictícia ditadura latino-americana, onde um casal que participa de uma passeata é preso, torturado e interrogado por um robô, antecipando o que aconteceria com o próprio diretor. A ditadura tirou o filme de circulação, mas uma cópia sobreviveu para mostrar a coragem de Olney São Paulo, que morreu depois de várias sessões de tortura, em 1978.

2. PRA FRENTE, BRASIL (1982), Roberto Farias – Um homem comum volta para casa, mas é confundido com um "subversivo" e submetido a sessões de tortura para confessar seus supostos crimes. Este é um dos primeiros filmes a tratar abertamente da ditadura militar brasileira, sem recorrer a subterfúgios ou aliterações. Reginaldo Faria escreveu o argumento e o irmão, Roberto, assinou o roteiro e a direção do filme, repleto de astros globais, o que ajudou a projetar o trabalho.

3. NUNCA FOMOS TÃO FELIZES (1984), Murilo Salles – Rodado no último ano do regime militar, a estreia de Murilo Salles na direção mostra o reencontro entre pai e filho, depois de oito anos. Um passou anos na prisão; o outro vivia num colégio interno. Os anos de ausência e confinamento vão ser colocados à prova num apartamento vazio, onde o filho vai tentar descobrir qual a verdadeira identidade de seu pai. Um dos melhores papéis da carreira de Claudio Marzo.

4. CABRA MARCADO PARA MORRER (1984), Eduardo Coutinho – A história deste filme equivale, de certa forma, à história da própria ditadura militar brasileira. Eduardo Coutinho rodava um documentário sobre a morte de um líder camponês em 1964, quando teve que interromper as filmagens por causa do golpe. Retomou os trabalhos 20 anos depois, pouco antes de cair o regime, mesclando o que já havia registrado com a vida dos personagens duas décadas depois. Obra-prima do documentário mundial.

5. O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997), Bruno Barreto – Embora ficcionalize passagens e personagens, a adaptação de Bruno Barreto para o livro de Fernando Gabeira, que narra o sequestro do embaixador americano no Brasil por grupos de esquerda, tem seus méritos. É uma das primeiras produções de grande porte sobre a época da ditadura, tem um elenco de renome que chamou atenção para o episódio e ganhou destaque internacional, sendo inclusive indicado ao Oscar.

6. AÇÃO ENTRE AMIGOS (1998), Beto Brant – Beto Brant transforma o reencontro de quatro ex-guerrilheiros, 25 anos após o fim do regime militar, numa reflexão sobre a herança que o golpe de 1964 deixou para os brasileiros. Os quatro amigos, torturados durante a ditadura, descobrem que seu carrasco, o homem que matou a namorada de um deles, ainda está vivo –e decidem partir para um acerto de contas. O lendário pagador de promessas Leonardo Villar faz o torturador.

7. CABRA CEGA (2005), Toni Venturi – Em seu melhor longa de ficção, Toni Venturi faz um retrato dos militantes que viviam confinados à espera do dia em que voltariam à luta armada. Leonardo Medeiros vive um guerrilheiro ferido, que se esconde no apartamento de um amigo, e que tem na personagem de Débora Duboc seu único elo com o mundo externo. Isolado, começa a enxergar inimigos por todos os lados. Belas interpretações da dupla de protagonistas.

8. O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS (2006), Cao Hamburger – Cao Hamburger, conhecido por seus trabalhos destinados ao público infantil, usa o olhar de uma criança como fio condutor para este delicado drama sobre os efeitos da ditadura dentro das famílias. Estamos no ano do tricampeonato mundial e o protagonista, um menino de doze anos apaixonado por futebol, é deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa do avô. Enquanto espera a volta deles, o garoto começa a perceber o mundo a sua volta.

9. HOJE (2011), Tata Amaral – Os fantasmas da ditadura protagonizam este filme claustrofóbico de Tata Amaral. Denise Fraga interpreta uma mulher que acaba de comprar um apartamento com o dinheiro de uma indenização judicial. Cíclico, o filme revela aos poucos quem é a protagonista, por que ela recebeu o dinheiro e de onde veio a misteriosa figura que se esconde entre os cômodos daquele apartamento. Denise Fraga surpreende num papel dramático.

10. TATUAGEM (2013), Hilton Lacerda – A estreia do roteirista Hilton Lacerda na direção é um libelo à liberdade e um manifesto anárquico contra a censura. Protagonizado por um grupo teatral do Recife, o filme contrapõe militares e artistas em plena ditadura militar, mas transforma os últimos nos verdadeiros soldados. Os soldados da mudança. Irandhir Santos, grande, interpreta o líder da trupe. Ele cai de amores pelo recruta vivido pelo estreante Jesuíta Barbosa, que fica encantado pelo modo de vida do grupo.

11. BATISMO DE SANGUE (2007) – Apesar do incômodo didatismo do roteiro, o longa é eficiente em contar a história dos frades dominicanos que abriram as portas de seu convento para abrigar o grupo da Aliança Libertadora Nacional (ALN), liderado por Carlos Marighella. Gerando desconfiança, os frades logo passaram a ser alvo da polícia, sofrendo torturas físicas e psicológicas que marcaram a política militar. Bastante cru, o trabalho traz boas atuações do elenco principal e faz um retrato impiedoso do sofrimento gerado pela ditadura.


As leis da ditadura que ainda vigoram no Brasil



 Postagens relacionadas:  

3 comentários:

  1. Selecionamos 50 filmes para lembrar os 50 anos do golpe civil-militar no Brasil e refletir sobre as memórias produzidas pelo cinema! 43 estão completos para assistir online. Bom proveito!

    1. O desafio (1965), Paulo César Sarraceni
    http://www.youtube.com/watch?v=qD8O13DsbE4

    2. Manhã cinzenta (1968), Olney São Paulo
    https://www.youtube.com/watch?v=kA34LXfwBlc

    3. Brazil: A Report on Torture (1971), de Haskell Wexler e Saul Landau.
    https://www.youtube.com/watch?v=nBUTvK0jWfM

    4. O Bom Burguês (1979), Oswaldo Caldeira (Trailer)
    https://www.youtube.com/watch?v=2a5PMshfugY

    5. Paula: a história de uma subversiva (1979), F. Ramalho Jr.
    http://www.youtube.com/watch?v=pv2ke8UmvGc

    6. Eles Não Usam Black-Tie (1981), Leon Hirszman
    https://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRog

    7. Pra frente, Brasil (1982), Roberto Farias
    http://www.youtube.com/watch?v=rzj1_bD3BDI

    8. Cabra marcado para morrer (1984), Eduardo Coutinho
    https://www.youtube.com/watch?v=VJ0rKjLlR0c

    9. Nunca Fomos tão Felizes (1984), Murilo Sales
    http://www.youtube.com/watch?v=IPAAa8uMrps

    10. Jango (1984), Silvio Tendler
    https://www.youtube.com/watch?v=1O4SZQZ-ikk

    11. Que Bom Te Ver Viva (1989,), Lucia Murat
    http://www.youtube.com/watch?v=RSYUXUSALKU

    12. Kuarup (1989), Ruy Guerra
    https://www.youtube.com/watch?v=ByISRJPjo18

    13. Corpo em Delito (1990), Nuno César Abreu
    https://www.youtube.com/watch?v=XD7JpE3J078

    14. ABC da greve (1990), Leon Hirszman
    http://www.youtube.com/watch?v=lcQcBY_qvFQ&feature=youtu.be

    15. Lamarca (1994), Sérgio Resende
    https://www.youtube.com/watch?v=Wy1g8kRMD5Q

    16. O Que É Isso, Companheiro? (1997), Bruno Barreto
    https://www.youtube.com/watch?v=9_ODe6ar7ag

    17. Ação Entre Amigos (1998), Beto Brant http://filmesonlinetocadoscinefilosvideos.blogspot.com.br/2013/06/acao-entre-amigos-1998-direcao-beto.html

    18. Dois Córregos (1998), Carlos Reichenbach
    https://www.youtube.com/watch?v=Nwd1XHnG2eY

    19. Barra 68 Sem Perder a Ternura (2001), Vladimir Carvalho.
    https://www.youtube.com/results?search_query=barra+68&sm=3

    20. Cabra cega (2004), Toni Ventura
    https://www.youtube.com/watch?v=Kjq5wz8k2C8

    21. Araguaya :a Conspiração do Silêncio (2004) Ronaldo Duque
    https://www.youtube.com/watch?v=SKagL2WmH-0

    22. Quase dois irmãos (2004) Lúcia Murat
    http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-quase-dois-irmaos-nacional-online.html

    23. Memórias clandestinas (2004), Maria Thereza Azevedo
    https://www.youtube.com/watch?v=j0wW2DCnN9o

    24. Peões (2004), Eduardo Coutinho
    https://www.youtube.com/watch?v=JEde0T13kF8

    25.Memória política: Vera Silva Magalhães (2004), TV Câmara
    http://www.youtube.com/watch?v=KswterhahX4&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  2. 26. Tempo de resistência (2005), André Ristun
    https://www.youtube.com/watch?v=7o8z0L7t6pw

    27. Vlado: 30 anos depois (2005), João Batista de Andrade
    https://www.youtube.com/watch?v=pB8XCSwyOeU

    28. O ano em que meus pais saíram de férias (2006), Cao Hamburguer
    http://www.youtube.com/watch?v=fnrhYwuxaTs

    29. Zuzu Angel (2006), Sérgio Resende
    http://www.youtube.com/watch?v=duCoCVG2tt8

    30. Hércules 56 (2006), Silvio Da-Rin
    http://www.youtube.com/watch?v=xxPNQfNpkOo

    31. Batismo de sangue (2007), Helvécio Ratton
    https://www.youtube.com/watch?v=YPaycJ8ij3s

    32. Brizola: Tempos de luta (2007), Tabajara Ruas
    https://www.youtube.com/watch?v=NYoRqu20XW0

    33. Memória Para Uso Diário (2007), Beth Formaggini
    https://www.youtube.com/watch?v=Ys4781EYPBU

    34. Caparaó (2007), Flavio Frederico
    https://www.youtube.com/watch?v=qGlbHfG8aGA

    35. Cidadão Boilesen (2009), Chaim Litewski
    https://www.youtube.com/watch?v=yGxIA90xXeY

    36. Em teu nome (2009), Paulo Nascimento (Trailer)
    https://www.youtube.com/watch?v=qNG3vdSYhnU

    37. Perdão, Mister Fiel (2009) Jorge Oliveira (Trailer)
    https://www.youtube.com/watch?v=WVRwU7lL9zA

    38. Diário de uma busca (2011), Flávia Castro (trailer)
    https://www.youtube.com/watch?v=CoGhWTGS8CU

    39. Uma longa viagem (2011), Lucia Murat (Trailer)
    https://www.youtube.com/watch?v=FCKdZDIWzEk

    40. Dossiê Jango (2012), Paulo Henrique Fontenelle
    https://www.youtube.com/watch?v=K6a6fjZKjkw#t=15

    41. Marighella (2012), de Isa Grinspum Ferraz
    http://www.youtube.com/watch?v=7Mw386dVhcY]

    42. O dia que durou 21 anos (2012), Camilo Tavares
    http://www.youtube.com/watch?v=vmBcNWVf1VU

    43. Memórias do Chumbo - O Futebol nos Tempos do Condor: BRASIL (2012).Lúcio de Castro/ESPN
    http://www.youtube.com/watch?v=cViE1fZ3tzA

    44. Memórias do Chumbo - Argentina (2012). Lúcio de Castro/ESPN
    http://www.youtube.com/watch?v=cCb_UjiskbA

    45. Memórias do Chumbo - Uruguai (2012), Lúcio de Castro/ESPN
    https://www.youtube.com/watch?v=PBB6YQEbSwg

    46. Memórias do Chumbo - Chile (2012), Lúcio de Castro/ESPN
    https://www.youtube.com/watch?v=jsoL-tQQuX4

    47. Cara ou coroa (2012), Ugo Giorgetti
    https://www.youtube.com/watch?v=44MNkZbOd7w

    48. Repare bem (2012), Maria de Medeiros (Trailer)
    https://www.youtube.com/watch?v=-NOXy98mGTI

    49. A memória que me contam (2012), de Lúcia Murat
    http://migre.me/hwmYm

    50. Em busca de Iara (2013), Carlos Frederico ((Trailer -Nos cinemas desde 27 de março)
    https://www.youtube.com/watch?v=6mAJEQST8ZU

    ResponderExcluir
  3. Caros pesquisadores e cinéfilos



    Segue a chamada aberta para o e-book "Ditaduras Revisitadas".

    Agradeceríamos se colaborassem na divulgação.



    CHAMADA ABERTA E-BOOK “DITADURAS REVISITADAS”

    Eds: Profs. Drs. Denize Araujo (UTP), Eduardo Morettin (USP) e Vitor Reia-Baptista (UAlg)



    O e-book “Ditaduras Revisitadas” objetiva divulgar pesquisas sobre filmes (documentários e/ou ficções) que trabalham com representações dos períodos ditatoriais de países diversos. Os textos podem conter imagens e links. Serão aceitos textos em português, espanhol ou inglês, com resumos em inglês. A publicação será feita na língua original em que o texto for submetido. Prazo para submissão de resumos com 3 palavras-chave (500 palavras incluindo espaços, excluindo titulo, autor, titulação e filiação): 30 de agosto de 2015.

    Informações: denizearaujo@hotmail.com (41) 9983-6669





    CALL FOR PAPERS E-BOOK “REVISITING DICTATORSHIPS”

    Eds: Profs. Drs. Denize Araujo (UTP), Eduardo Morettin (USP) and Vitor Reia-Baptista (UAlg)



    The e-book “Revisiting Dictatorships” aims to publish researches about films (documentaries and/or fictional) that exhibit representations of dictatorial periods from various countries. The texts, in Portuguese, Spanish and English with English abstracts, can include images and links, and will be published in the chosen idiom as they were submitted. Deadline for abstract submissions with 3 key-words (500 words including spaces, excluding title and author bio): August 30, 2015.

    Information: denizearaujo@hotmail.com (+5541) 9983-6669

    ResponderExcluir