Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quarta-feira, 12 de março de 2014

Cinema e Arte na América Latina: Memória e Resistência

Divulgando: Em sampa! 


As Pós-Graduações de História da Arte, Ciências Sociais e História da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, o Memorial da América Latina e o grupo de estudos Cinema da América Latina e Vanguardas Artísticas convidam pesquisadores interessados em participar do II Colóquio de Cinema e Arte da América Latina: Memória e Resistência, a realizar-se entre 13 e 17 de agosto de 2014 no Memorial da América Latina (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Metrô Barra Funda, São Paulo).

O encontro possui nove eixos temáticos que têm a finalidade de fazer da interdisciplinaridade um fundamento do colóquio. Mais que um intercâmbio entre domínios, trata-se de romper fronteiras para pensar o fio condutor que norteia os estudos nessas diversas áreas. Para além do panorama histórico, a ideia é se pautar pela orientação da lei do “bom vizinho” do método warburgiano. Ou seja, a solução da questão levantada pelo estudioso estaria na pesquisa ao lado. Nossos vizinhos, apesar de próximos em vários sentidos, quase não são visíveis; não temos o hábito de estabelecer uma interlocução com eles. De modo que a possível memória que possa resultar do encontro não tenha um viés acumulativo, museológico, mas o de um atlas polifônico. Nessa disposição geográfica, temporal e audiovisual, a heterogeneidade de imagens e de vozes seria uma tentativa de evitar o traçado da temporalidade contínua. Os estudos cronológicos relegaram, em geral, as pesquisas do cinema e das artes na América Latina a um pequeno domínio que, apesar de sua especificidade, apenas confirma o traçado conceitual dos estudos que resultaram de uma produção mundial mais numerosa e mais visível. Trata-se de pensar uma história como memória, no sentido de uma costura dos fios dispersos para esboçar uma colagem. Nessa montagem, as dissociações das lembranças se pautam pela ideia de resistência, com o objetivo de assumir o mudo clamor das expectativas mutiladas do passado – não para explicar o que passou, mas para resgatar a sua atualidade.

Os eixos que formam a programação do colóquio são:
- Cinema e Antropologia
- Cinema e Artes Visuais
- Cinema, Estética e Política
- Cinema e História
- Cinema e Literatura
- Cinema e Psicanálise
- Cinema e Relações Institucionais
- Cinema e Som
- Cinema e Teatro
As inscrições devem ser realizadas entre 20 de janeiro e 30 de março de 2014 através do envio de uma proposta de apresentação para o e-mail cocaal2014@gmail.com
A proposta deve conter:
Nome do proponente:
Instituição a qual pertence (Programa, Faculdade/Instituto e Universidade):
Minibiografia (até 1.000 caracteres):
E-mail:
Telefone:
Título do trabalho:
Eixo temático:
Resumo (até 1.000 caracteres):
Resumo expandido (até 3.000 caracteres):
Mestrandos, Mestres, Doutorandos, Doutores e Pós-Doutores podem participar.
Os trabalhos serão aceitos em português ou espanhol.
As propostas serão avaliadas pelo Comitê Científico e pelo Comitê Organizador, e os trabalhos aprovados serão divulgados em 30 de abril de 2014.
Para efetivar a participação, o proponente deverá enviar o artigo completo até 30 de junho de 2014.
Na abertura do evento, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 para os pesquisadores e R$ 20,00 para os estudantes que apresentam trabalhos.
As inscrições para ouvintes são gratuitas. Em breve serão divulgadas informações sobre as inscrições de ouvintes.
O tempo de apresentação para cada autor é de 20 minutos, e haverá tempo extra para debate ao final de todas as exposições.
Para consultar a chamada completa, com a descrição dos eixos temáticos, as normas editoriais para os artigos completos e a agenda, visite o site do II COCAAL.
E não deixe de acompanhar as novidades do evento no Facebook.
O COCAAL é organizado pelo grupo de estudos Cinema da América Latina e Vanguardas Artísticas, com apoio da UNIFESP e do Memorial da América Latina.
 Postagens relacionadas:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário