Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

‘Awara Nane Putane - Uma História do Cipó’

Animação conta mito amazônico na visão indígena




RIO BRANCO - Contar a história do uso da bebida ayahuasca pela visão da etnia Yawanawá. Esta é a intenção do curta-metragem ‘Awara Nane Putane - Uma História do Cipó’, do diretor Sérgio de Carvalho. 
O curta é uma animação toda falada no idioma yawanawá, povo pertencente ao tronco linguístico Pano. Selecionado pelo edital Fomento ao Curta Metragem, do Ministério da Cultura, o filme demorou seis anos para ser finalizado - entre ideia inicial e conclusão. “Fomos à aldeia Nova Esperança, localizada em Tarauacá, para fazer essas pesquisas. Sou apaixonado pela história e sempre quis demonstrá-la de forma realista. Os indígenas desenharam muitas coisas, fotografamos outras e o material foi entregue, posteriormente, ao animador”, contou.
O diretor do curta disse que teve preocupação em tratar a simbologia de forma realista. “Cada desenho feito nos personagens era igual. Nós preocupamos muito com isso. Além disso, cada um dos personagens era inspirado em um indígena local”
Para a gravação, os indígenas mais antigos da aldeia prontificaram-se em reproduzir a linguagem local. “Os próprios indígenas tiveram a preocupação em gravar a linguagem genuína. Então, os mais velhos que fizeram as vozes, já que os mais jovens já possuem um sotaque, algo relacionado à língua portuguesa”, pontuou. Todos os sons também foram captados na floresta. “Nenhum som de árvore, de pássaros, é artificial”, garantiu Carvalho.

Emoção
Durante a entrevista, Carvalho comentou que insistiu em lançar o curta na própria aldeia. “Foi lindo, já que cada um se encontrou naquele momento, se reconheceu. Algo realmente muito emocionante”.
Recentemente, o curta foi exibido em uma rede de televisão a cabo em toda a América Latina, além de ter sido escolhido para exibição no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), em setembro deste ano.

Um comentário:

  1. O curta de animação “Aware Nane Putane – Uma Estória do Cipó" mergulha na cultura indígena e mostra os elementos que envolvem o Ayahuasca, um tradicional elixir usado hoje por 72 tribos da Amazônia. Não perca, às 22h30 http://ebcnare.de/1f3wyyk

    ‪#‎DiadoÍndio‬

    ResponderExcluir