Autoras: Paloma Coelho e Juliana Gonzaga Jayme
RESUMO
Este
artigo visa a refletir sobre a construção das relações de gênero no cinema
contemporâneo a partir da análise dos filmes Tudo sobre minha mãe (1999) e A
pele que habito (2011), de Pedro Almodóvar. Já discutido em outros
trabalhos acadêmicos, Tudo sobre minha
mãe é um filme de grande repercussão no circuito cinematográfico e, ao
mesmo tempo, constitui-se em um campo fértil para a análise das relações de
gênero no cinema por apresentar uma abordagem inovadora sobre o tema,
subvertendo convenções cinematográficas e padrões socialmente instituídos no
tocante ao gênero e à família. Mais de uma década depois, em A pele que habito, o diretor propõe uma
discussão ainda mais sofisticada, abordando não só o processo da mudança de
sexo, como também a complexidade e a transitoriedade das categorias gênero e
corpo, demonstrando seu caráter construtivo e inacabado e, portanto,
desvinculado de categorizações fixas e essencialistas. Pretende-se, assim,
discutir como esses filmes questionam as noções de masculino e de feminino,
abordando-as como construções culturais e implodindo alguns padrões sociais de
“normalidade” e de “anormalidade” ao desconstruir aspectos muitas vezes dados
como naturais e universais sobre as
performances de gênero.
Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Corpo; Cinema; Almodóvar.
Autoras: Paloma Coelho e Juliana Gonzaga Jayme
RESUMO
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la construcción de las relaciones de género en el cine contemporáneo del análisis de películas Todo sobre mi madre (1999) y La piel que habito (2011), de Pedro Almodóvar. Ya se ha discutido en otros trabajos académicos, Todo sobre mi madre es una película de una gran repercusión en el circuito cinematografico, y al mismo tiempo, es un campo fértil para el análisis de las relaciones de género en el cine por presentar un enfoque innovador sobre el tema, subvertir convenciones cinematográficas y las normas sociales impuestas en relación con el género y la familia. Más de una década, en La piel que habito, el director propone un debate cada vez más sofisticado, que contemple no sólo el proceso de cambio de sexo, como también de la complejidad y la transitoriedad de las categorías género y cuerpo, lo que demuestra su carácter constructivo, incompleto y, luego, desconectado de categorizaciones fijas, esencialistas. Por lo tanto, se tiene el propósito de discutir cómo estas películas están cuestionando las nociones de lo masculino y de lo femenino abordandolos como construcciones culturales y sociales, rompiendo algunas padrones de "normalidad" y "anormalidad" cuando deconstruir aspectos muchas veces dados como naturales y universales en la performance del género.
ABSTRACT
This
article aims to reflect on the construction of gender relations in contemporary
cinema from the analysis of movies All
about my mother (1999) and The skin I have in (2011), of Pedro Almodovar. Has already been discussed in other
academic works, All about my mother is a film of great
repercussion in cinematographic circuit, and at the same time, it is a fertile
field for the analysis of gender relations in the cinema by presenting an
innovative approach on the subject, subverting cinematic conventions and
standards socially imposed in relation to gender and family. More than a decade
later, in The skin I have in, the director proposes a discussion even more sophisticated, addressing
not only the process of change of sex, as also the complexity and the
transitoriness of gender categories and body, demonstrating its constructive
character and unfinished and, therefore, detached from fixed categorizations
and essentialist. Hence, it is intended to discuss how these movies are
questioning the notions of male and female by approaching them as cultural
constructions and disrupting some social standards of "normality" and
"abnormality" to deconstruct aspects often understood as natural and
universal on the performance of gender.
Key-words:
Gender;
Sexuality; Body; Cinema; Almodóvar.
Leia em:
http://www.relaces.com.ar/index.php/relaces/article/view/190/158
ABSTRACT
Leia em:
http://www.relaces.com.ar/index.php/relaces/article/view/190/158
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