Horário: 14h
Banca examinadora convidada:
Prof. Marco Antonio Gonçalves, Presidente, PPGSA/IFCS/UFRJ;
Profa. Eliska Altmann de Carvalho, UFRRJ;
Prof. Fernando Rabossi, PPGAS/MN/UFRJ;
Prof. Cezar Migliorin, UFF.
Suplentes:
Profa. Maria Laura Cavalcanti, PPGSA/IFCS/UFRJ;
Prof. Luiz Augusto Rezende, NUTES/UFRJ.
Prof. Marco Antonio Gonçalves, Presidente, PPGSA/IFCS/UFRJ;
Profa. Eliska Altmann de Carvalho, UFRRJ;
Prof. Fernando Rabossi, PPGAS/MN/UFRJ;
Prof. Cezar Migliorin, UFF.
Suplentes:
Profa. Maria Laura Cavalcanti, PPGSA/IFCS/UFRJ;
Prof. Luiz Augusto Rezende, NUTES/UFRJ.
Endereço: Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, IFCS/UFRJ
Largo de São Francisco de Paula, 1. Centro
Local: Sala amarela, 109, térreo.
Resumo:
O intuito desta dissertação é analisar a construção das imagens da favela produzidas pelos
filmes Cinco vezes favela de 1962 e 5x favela agora por nós mesmos de 2010. O primeiro
filme é fruto do projeto do Centro Popular de Cultura da União Nacional de Estudantes, já o
segundo tem origem no projeto de Carlos Diegues, em parcerias com diversas Ongs, que se
propõe como uma versão dirigida por diretores moradores de favelas. A existência dos dois
filmes, elaborados em momentos diferentes, permite traçar uma comparação entre as duas obras, levando em consideração seus contextos de produção, os objetivos marcados de cada projeto e
tomando o cinema como um discurso sustentado por determinados atores em épocas distintas, para
refletir acerca de qual imagem da favela cada filme constrói. A comparação entre as duas obras
fílmicas, e dos projetos que lhe deram origem, revelam continuidades e rupturas tanto acerca
da construção da categoria favela, quanto sobre a lógica representativa em jogo, além da
crença no potencial do cinema de transformar a realidade.
Palavras-chave: representação; favela; cinema; cineastas da favela; autorrepresetação.
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