Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Artigo "Diálogos com o homem imaginário: Pensando o uso de imagens no ensino de Sociologia"


"Diálogos com o homem imaginário: Pensando o uso de imagens no ensino de 
Sociologia"
"Imaginary dialogues with the man: Thinking the use of images in teaching Sociology"


Alecrides J. R. C. B. de Senna
Mestre em Ciências Sociais pela UFRN
e-mail: alecrides.cs@gmail.com

Resumo:  Abordando a questão do cinema como operador cognitivo nas aulas de Sociologia no Ensino 
Médio, o texto discute a trajetória da disciplina e a concepção de educação na perspectiva da Complexidade, tal como difundida por Edgar Morin. As imagens são pensadas a partir da concepção de Gaston Bachelard com o par ressonância/repercussão, tendo como objeto o filme "O Pianista" e a obra que lhe deu origem.
Palavras-chave: Sociologia, Cinema, Ensino.

Abstract:  Addressing the problematic of the film as a cognitive component on Sociology classes in high 
school, the following article discusses the history of the discipline and the concept of education from the 
perspective of the Complexity, as proposed by Edgar Morin. The images are arranged and debated according to Gaston Bachelard's pair resonance / reverberation, having "The Pianist" (both movie and literary work) as the main focus of this discussion.
Keywords: Sociology, Film, Education. 


Quem quiser conferir meu artigo, acesse o link da Revista Composição, abaixo:

Postagens relacionadas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário