Sociologia"
"Imaginary dialogues with the man: Thinking the use of images in teaching Sociology"
Alecrides J. R. C. B. de Senna
Mestre em Ciências Sociais pela UFRN
e-mail: alecrides.cs@gmail.com
Resumo: Abordando a questão do cinema como operador cognitivo nas aulas de Sociologia no Ensino
Médio, o texto discute a trajetória da disciplina e a concepção de educação na perspectiva da Complexidade, tal como difundida por Edgar Morin. As imagens são pensadas a partir da concepção de Gaston Bachelard com o par ressonância/repercussão, tendo como objeto o filme "O Pianista" e a obra que lhe deu origem.
Palavras-chave: Sociologia, Cinema, Ensino.
Abstract: Addressing the problematic of the film as a cognitive component on Sociology classes in high
school, the following article discusses the history of the discipline and the concept of education from the
perspective of the Complexity, as proposed by Edgar Morin. The images are arranged and debated according to Gaston Bachelard's pair resonance / reverberation, having "The Pianist" (both movie and literary work) as the main focus of this discussion.
Keywords: Sociology, Film, Education.
Quem quiser conferir meu artigo, acesse o link da Revista Composição, abaixo:
Postagens relacionadas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário