A 3ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre Arquitetura, irá decorrer de 1 e 4 de outubro, com o tema “Welcome to the Future”. Para além da habitual presença no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa, este ano o festival terá também como sede o Fórum Lisboa.
Esta 3ª edição pretende proporcionar uma incursão a diferentes visões do Futuro: desde “futuros” que se revelaram já obsoletos, àqueles que são até à data atemporais. Ambiciona-se ir além do razoável e procurar antevisões improváveis de novos mundos a ser, que possam ter tanto de extravagância e loucura, como de profecia, visão e perspicácia.
Esta 3ª edição conta com mais de 50 filmes em estreia nacional, 4 filmes em estreia europeia e 6 filmes em estreia mundial. Entre fevereiro e junho, o festival recebeu 159 produções de 39 países diferentes para integrar a competição, o que reflete uma vez mais que a interseção entre o cinema e arquitetura é alvo global de interesse e investigação.
Os filmes em competição serão avaliados e premiados dentro das respectivas categorias pelo seguinte júri: Catarina Alves Costa (Diretora, PT); Diogo Burnay (Arquiteto, PT); Manuel Henriques (Diretor da Trienal de Lisboa, PT); Nelson Dona (Diretor do Festival Amadora BD); Nick Dunn (Professor de desenho urbano, Lancaster University, GB); Nuno Cera (Artista, PT); Olívia Bina (Investigadora de Ciências Sociais, ICS-Ul, PT); Peter Bo Rappmund (Diretor, EUA).
À semelhança dos anos anteriores, os filmes premiados desta edição do festival integrarão o Circuito Itinerante e serão recebidos por instituições, festivais e faculdades em cidades várias, não só em Portugal mas um pouco por todo o mundo. Em edições anteriores, o Circuito Itinerante passou por Braga, Porto, Faro, Évora, Delft (Holanda) e Bradenburgo (Alemanha). Este ano prevemos estender o circuito nacional a São João da Madeira, Leiria, Coimbra e Açores e o internacional ao Brasil, Canadá e República Checa.
Para mais informações, acesse a página do Arquitecturas Film Festival.
Postagem relacionada:
Nenhum comentário:
Postar um comentário