A Revista ECO-PÓS, publicação da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ, dedicada à análise do papel da comunicação e da cultura no mundo contemporâneo, lança chamada para receber artigos para para os dossiês temáticos de 2014: "Comunicação e conflitos políticos", "Transformações do visual e do visível" e "Comunicação e gosto".
Vol. 17.1 (2014). Comunicação e conflitos políticos
Contemplará contribuições sobre os processos comunicacionais envolvidos em conflitos políticos, privilegiando aqueles que abordarem os seguintes assuntos: os fluxos comunicativos como arenas de lutas; os usos políticos dos meios de comunicação; as estruturas midiáticas e as configurações da opinião pública em regimes totalitários e democráticos; a comunicação totalitária em regimes nazifascistas, no populismo e nas ditaduras sul-americanas, nos regimes de exceção, nos países socialistas, nas ditaturas africanas e árabes; os processos comunicacionais em tempos de guerra; as relações entre mídia, política e violência urbana; a censura política e o controle social dos meios de comunicação; a democracia e o direito à comunicação; a concentração dos meios de comunicação e a luta pela liberdade de expressão; tensões e contradições na estrutura dos meios de comunicação em regimes democráticos; as eleições e os conflitos partidários em espaços midiáticos; o lugar dos meios de comunicação na constituição de debates públicos acerca de deliberações governamentais; a cobertura jornalística dos escândalos políticos; o papel das tecnologias de comunicação na configuração de movimentos sociais; a biopolítica e a resistência na comunicação em rede; e, por fim, as narrativas midiáticas no trabalho de constituição discursiva de experiências traumáticas resultantes de conflitos políticos (torturas, prisões políticas, ditaduras, guerras, terrorismo).
Prazo para envio de textos: 21 de março de 2014.
Vol.17.2 (2014). Transformações do visual e do visível
Contemplará estudos sobre as transformações da cultura visual e dos regimes de visibilidade nas sociedades moderna e contemporânea, especialmente aqueles que abordem tais dimensões: as mediações tecnológicas e as reconfigurações da experiência visual; o papel dos dispositivos audiovisuais na construção do olhar; os regimes de historicidade da visualidade; o fetichismo da imagem e a cultura do consumo; a crise do real e a espetacularização; as reconfigurações do público e do privado na sociedade da imagem; os simulacros, a simulação e a hiper-realidade; a impregnação da imagem na vida cotidiana e as possibilidades de transmutação do imaginário em imagens tangíveis; os hibridismos entre imagens e objetos; as narrativas visuais pós-fotográficas; as diferentes estratégias de produção de “efeitos de real” nos discursos imagéticos; o “ao vivo” e o “tempo real” no telejornalismo e em outras performances da imagem; articulações e tensões entre o ficcional, o jornalístico e o documental; a cultura participativa e os novos produtores de imagens; as imagens da multidão, da massa e do povo; as disputas pela visibilidade; a política de imagens e as imagens da política; os dispositivos midiáticos nos processos de constituição do visível e do invisível; e, também, as imagens de vigilância na constituição de um novo regime de visualidade.
Prazo para envio de textos: 20 de junho de 2014.
Vol. 17.3 (2014). Comunicação e gosto
Contemplará estudos acerca das configurações do juízo estético nos processos comunicacionais na sociedade contemporânea ou em outros momentos históricos, privilegiando aqueles que abordarem os seguintes aspectos: as relações entre os produtos midiáticos e a constituição de gostos; a mídia como um conjunto de dispositivos de estetização da vida cotidiana; o consumo como classificação social e distinção cultural; as classes sociais e a configuração de preferências de gosto; o consumo de luxo; o gosto popular, o brega e o kitsch; a cultura material e os sentidos do gosto; os estilos de vida e a cultura do consumo; a experiência estética no mercado de bens culturais; o debate sobre a qualidade dos meios de comunicação; os estilos musicais, as identidades culturais e a questão do gosto; as disputas de gosto; o gosto como um sistema de valores; o lugar da crítica cultural na (re)produção juízos de valor; as celebridades, os fãs e as disputas pela autenticidade; e, enfim, o gosto como critério de estratificação social, de distribuição de produtos e serviços e de hierarquização dos espaços urbanos.
Prazo para envio de textos: 19 de setembro de 2014.
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Envio de trabalhos pela plataforma da revista: http://www.pos.eco.ufrj.br/ojs-2.2.2/index.php?journal=revista.
A ECO-PÓS recebe textos com autoria de doutores. Aqueles que não possuem tal titulação podem assinar artigos em coautoria com pesquisadores doutores. Essa restrição não ocorre para as resenhas.
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