I Colóquio Internacional de Cinema e História
Escola de Comunicações e Artes
29 de novembro a 2 de dezembro de 2016
Escola de Comunicações e Artes
29 de novembro a 2 de dezembro de 2016
Promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual”, o I Colóquio Internacional de Cinema e História convida os pesquisadores, alunos de pós-graduação e pós-doutorandos que desenvolvam trabalhos sobre as relações entre o audiovisual e a história a enviarem propostas de comunicações a serem apresentadas no evento, que ocorrerá entre os dias 29 de novembro a 2 de dezembro de 2016 nas dependências da Escola de Comunicações e Artes da USP. O objetivo deste colóquio é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico.
Nesse sentido, as comunicações
propostas deverão ser dirigidas a uma das quatro linhas de pesquisa
elencadas abaixo, que sintetizam eixos de análise desenvolvidos nos
estudos dessas relações. Serão aceitas propostas de submissão para as
sessões de comunicação livre ou de mesa redonda, constituída por quatro
participantes.
Os interessados deverão enviar proposta para o e-mail icoloquiocinemahistoria@gmail.com:
- Um resumo expandido da proposta, composto por até 500 palavras, incluindo título e uma breve bibliografia de até quatro títulos.
- Um mini-currículo do proponente de até 50 palavras.
- No caso de mesas redondas temáticas, constituídas por quatro participantes, além do resumo de cada uma das propostas, enviar um resumo da mesa de até 250 palavras.
Serão
aceitos resumos enviados em português, espanhol ou inglês, idiomas em
que poderão ser feitas as apresentações. Tanto no caso das comunicações
como no das mesas, as apresentações deverão considerar um tempo máximo
de 20 minutos. O recebimento das propostas estará aberto entre os dias
1º a 31 de agosto de 2016. O resultado será divulgado no final do mês de
setembro.
Quatro eixos de pesquisa
1. A representação da história no cinema
Espaço aberto a comunicações que se ocupem do exame de questões ligadas às representações do tempo passado no cinema de ficção e documental, bem como produções que pretendam constituir uma narrativa sobre determinado período ou evento histórico.
2. Pesquisa histórica e análise fílmica: confluências
Linha de pesquisa que recorre à análise fílmica como principal método para se constituir o conhecimento histórico. Abriga trabalhos que considerem o filme, em suas especificidades estéticas, como uma fonte primária, articulando-o a outras fontes documentais de época e historiográficas.
3. Cinema, arquivos e os regimes de historicidade
Abriga comunicações que tenham a questão do arquivo como um ponto central da análise, articulando-a com o objeto fílmico. A linha de pesquisa está aberta a trabalhos que se dediquem a arquivos e fundos cinematográficos (cinematecas, coleções, etc.); que abordem um tema ou período da história do cinema a partir de pesquisa em acervos; ou ainda que se ocupem de analisar filmes compostos de material de arquivo.
4. História do cinema, história da arte: intercâmbios metodológicos
Esta linha de pesquisa contempla comunicações dedicadas às conexões entre cinema e história que dialoguem com metodologias e questões vindas de outras áreas da história visual (artes plásticas, fotografia, performance, artes cênicas, etc.), bem como as interconexões entre o cinema e outras artes.
Quatro eixos de pesquisa
1. A representação da história no cinema
Espaço aberto a comunicações que se ocupem do exame de questões ligadas às representações do tempo passado no cinema de ficção e documental, bem como produções que pretendam constituir uma narrativa sobre determinado período ou evento histórico.
2. Pesquisa histórica e análise fílmica: confluências
Linha de pesquisa que recorre à análise fílmica como principal método para se constituir o conhecimento histórico. Abriga trabalhos que considerem o filme, em suas especificidades estéticas, como uma fonte primária, articulando-o a outras fontes documentais de época e historiográficas.
3. Cinema, arquivos e os regimes de historicidade
Abriga comunicações que tenham a questão do arquivo como um ponto central da análise, articulando-a com o objeto fílmico. A linha de pesquisa está aberta a trabalhos que se dediquem a arquivos e fundos cinematográficos (cinematecas, coleções, etc.); que abordem um tema ou período da história do cinema a partir de pesquisa em acervos; ou ainda que se ocupem de analisar filmes compostos de material de arquivo.
4. História do cinema, história da arte: intercâmbios metodológicos
Esta linha de pesquisa contempla comunicações dedicadas às conexões entre cinema e história que dialoguem com metodologias e questões vindas de outras áreas da história visual (artes plásticas, fotografia, performance, artes cênicas, etc.), bem como as interconexões entre o cinema e outras artes.
O encontro conta com a
participação de convidados nacionais, como o professor Ismail Xavier
(ECA-USP), e internacionais como Vicente Sánchez-Biosca (Universitat de
València), Andrea Cuarterolo (Universidade de Buenos Aires), Susana de
Sousa Dias (Universidade Nova de Lisboa) e Teresa Castro (Universidade
Sorbonne Nouvelle – Paris 3).
O Colóquio se estrutura da seguinte forma: pela manhã, comunicações coordenadas, destinadas principalmente à apresentação de resultados de pesquisas em andamento; à tarde, mesas- redondas, com trabalhos que representem trajetórias de pesquisa mais consolidadas.
O Colóquio se estrutura da seguinte forma: pela manhã, comunicações coordenadas, destinadas principalmente à apresentação de resultados de pesquisas em andamento; à tarde, mesas- redondas, com trabalhos que representem trajetórias de pesquisa mais consolidadas.
Mais informações no site do evento.
Prezadxs colegas,
ResponderExcluirA programação completa do I Colóquio Internacional Cinema e História já se encontra disponível em nosso site (http://historiaeaudiovisual.weebly.com/programaccedilatildeo-completa.html)
Atenciosamente