Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Godard e as representações do mundo

Colóquio internacional
30 de novembro e 1 de dezembro 2015
Godard e as representações do mundo
Em 60 anos de carreira e mais de 100 filmes, o trajeto de Jean-Luc Godard constitui o esforço mais tenaz, consequente e influente de todo o cinema moderno para redefinir as bases da representação cinematográfica do mundo, cujo horizonte ele nunca abandonou. Organizado conjuntamente pela Universidade de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, CTR/ECA-USP) e pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel, IRCAV), por ocasião de uma retrospectiva integral do cineasta realizada no Brasil pelo Centro Cultural Banco do Brasil, pelo SESC e pela Heco Produções, nosso colóquio internacional explora algumas facetas deste esforço, rediscutindo os modos pelos quais seus filmes figuram a política, os corpos, o pensamento e a História, assim como as formas que eles inventaram para fazê-lo.
Realização:
Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMPA e CTR/ECA-USP)
Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel de l’Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (IRCAV - Paris III)
Concepção geral :
Mateus Araujo (CTR/ECA-USP) e Michel Marie (IRCAV, Paris 3)
Comitê de Organização :
Rubens Machado Jr. (PPGMPA/ECA-USP), Henri Arraes Gervaiseau  (PPGMPA /ECA-USP), Eduardo Santos Mendes (CTR/ECA-USP).
Local
Auditório B, Prédio do CTR. Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443. Cidade Universitária. SP
Participantes (em ordem alfabética):
Cecília Mello, CTR/ECA-USP
Céline Scemama, Université Paris 1
César Guimarães, UFMG
Cristian Borges, CTR/ECA-USP
Emmanuel Siety, IRCAV Paris 3
Henri Gervaiseau, CTR/ECA-USP
Ismail Xavier, CTR/ECA-USP 
Mateus Araujo, CTR/ECA-USP
Michael Witt, University of Roehampton (UK)
Michel Marie, IRCAV Paris 3 
Pedro Maciel Guimarães, IA-UNICAMP 
Térésa Faucon, IRCAV Paris 3

Segunda-feira 30/11, manhã :

9:30 Abertura 
Saudação aos Convidados por Eduardo Santos Mendes (Vice-Chefe do CTR/ECA-USP) e por Rubens Machado Jr. (Coordenador do PPGMPA/ECA-USP).

Introdução do Colóquio : Mateus Araújo e Michel Marie

10 :00-12 :30  Mesa 1 : Políticas da forma

10 :00 Michel Marie (Univ. Paris 3) : O percurso político de Godard, do Petit soldat (1960) a Tout va bien (1972)
10 :30 Cecília Mello (ECA-USP) : De Vivre sa vie (1962) a Up the Junction (1965) : ecos de Godard no jovem Ken Loach
11 :00 Pedro Maciel Guimarães (UNICAMP) : O ator godardiano, a máquina e a máscara
11 :30 – 12 :30  Debate

Segunda-feira 30/11, tarde :

14:30-17:00  Mesa 2 : A fábrica do pensamento

14 :30 Mateus Araujo (ECA-USP) : A representação do pensamento em Godard
15 :00 Térésa Faucon (Univ. Paris 3) : Prática godardiana do insert
15 :30 Ismaïl Xavier (ECA-USP) : O pensamento do instante em Godard
16 :00 – 17 :00  Debate

17:45 Exibição : Sauve la vie (qui peut) [Godard, 1981], apresentado por Michael Witt

Terça-feira 1/12,  manhã :

10:00-12:30  Mesa 3 : Os corpos e os gestos

10 :00 Emmanuel Siety (Univ. Paris 3) : Godard pelos gestos
10 :30 Cristian Borges (ECA-USP) : Godard e a dança
11:00 Michael Witt (Univ. Roehampton) : Ralentar, acelerar - o corpo e o gesto em Sauve la vie (qui peut) (1981).
11 :30 – 12 :30  Debate


Terça-feira 1/12, tarde :

14:30–17:00  Mesa 4: História(s) e lições de história

14 :30 Henri Gervaiseau (ECA-USP) : História de uma memória
15 :00 Céline Scémama (Univ. Paris 1) : Na escuridão do tempo, na escuridão do filme
15 :30 César Guimarães (UFMG) : As lições de imagem (e dos sons)
16 :00 – 17 :00  Debate

Conclusões do Colóquio:
Mateus Araujo e Michel Marie


Nenhum comentário:

Postar um comentário