Colóquio internacional
30 de novembro e
1 de dezembro 2015
Godard e as representações do mundo
Em 60 anos de carreira e mais de 100 filmes, o
trajeto de Jean-Luc Godard constitui o esforço mais tenaz, consequente e influente
de todo o cinema moderno para redefinir as bases da representação
cinematográfica do mundo, cujo horizonte ele nunca abandonou. Organizado
conjuntamente pela Universidade
de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais e
Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, CTR/ECA-USP) e pela Université de la
Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (Institut de Recherche sur le Cinéma et
l’Audiovisuel, IRCAV),
por ocasião de uma retrospectiva integral do cineasta realizada no Brasil pelo Centro Cultural Banco do Brasil, pelo SESC e pela Heco Produções, nosso
colóquio internacional explora algumas facetas deste esforço, rediscutindo os
modos pelos quais seus filmes figuram a política, os corpos, o pensamento e a
História, assim como as formas que eles inventaram para fazê-lo.
Realização:
Programa de Pós-Graduação em
Meios e Processos Audiovisuais e Departamento de Cinema, Rádio e
Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
(PPGMPA e CTR/ECA-USP)
Institut de Recherche sur le Cinéma et
l’Audiovisuel de l’Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (IRCAV - Paris
III)
Concepção
geral :
Mateus Araujo
(CTR/ECA-USP) e Michel Marie (IRCAV, Paris 3)
Comitê de
Organização :
Rubens
Machado Jr. (PPGMPA/ECA-USP), Henri
Arraes Gervaiseau (PPGMPA /ECA-USP), Eduardo
Santos Mendes (CTR/ECA-USP).
Local
Auditório B, Prédio do CTR.
Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443. Cidade Universitária. SP
Participantes
(em ordem alfabética):
Cecília Mello, CTR/ECA-USP
Céline Scemama, Université Paris 1
César Guimarães, UFMG
Cristian
Borges, CTR/ECA-USP
Emmanuel Siety, IRCAV Paris 3
Henri Gervaiseau, CTR/ECA-USP
Ismail Xavier, CTR/ECA-USP
Mateus Araujo, CTR/ECA-USP
Michael Witt, University
of Roehampton (UK)
Michel Marie, IRCAV Paris 3
Pedro
Maciel Guimarães, IA-UNICAMP
Térésa Faucon, IRCAV Paris 3
Segunda-feira
30/11, manhã :
9:30 Abertura
Saudação aos Convidados por
Eduardo Santos Mendes (Vice-Chefe do CTR/ECA-USP) e por Rubens Machado Jr.
(Coordenador do PPGMPA/ECA-USP).
Introdução do Colóquio : Mateus Araújo e Michel Marie
10 :00-12 :30
Mesa 1 : Políticas da forma
10 :00
Michel Marie (Univ. Paris 3) : O percurso político de Godard, do Petit soldat (1960) a Tout va bien (1972)
10 :30
Cecília Mello (ECA-USP) : De Vivre sa vie
(1962) a Up the Junction
(1965) : ecos de Godard no jovem Ken Loach
11 :00
Pedro Maciel Guimarães (UNICAMP) : O ator godardiano, a máquina e a máscara
11 :30
– 12 :30 Debate
Segunda-feira
30/11, tarde :
14:30-17:00 Mesa
2 : A fábrica do pensamento
14 :30
Mateus Araujo (ECA-USP) : A representação do pensamento em Godard
15 :00 Térésa Faucon (Univ. Paris 3) : Prática
godardiana do insert
15 :30
Ismaïl Xavier (ECA-USP) : O pensamento do instante em Godard
16 :00
– 17 :00 Debate
17:45 Exibição : Sauve la
vie (qui peut) [Godard, 1981], apresentado por Michael Witt
Terça-feira
1/12, manhã :
10:00-12:30 Mesa
3 : Os corpos e os gestos
10 :00
Emmanuel Siety (Univ. Paris 3) : Godard pelos gestos
10 :30 Cristian Borges (ECA-USP) : Godard e a
dança
11:00 Michael Witt (Univ.
Roehampton) : Ralentar, acelerar - o corpo e o gesto em Sauve la vie (qui peut)
(1981).
11 :30
– 12 :30 Debate
Terça-feira
1/12, tarde :
14:30–17:00 Mesa
4: História(s) e lições de história
14 :30
Henri Gervaiseau (ECA-USP) : História de uma memória
15 :00
Céline Scémama (Univ. Paris 1) : Na escuridão do tempo, na escuridão do filme
15 :30
César Guimarães (UFMG) : As lições de imagem (e dos sons)
16 :00
– 17 :00 Debate
Conclusões do Colóquio:
Mateus
Araujo e Michel Marie
Nenhum comentário:
Postar um comentário