Este filme surgiu de uma pesquisa sobre mulheres anarquistas da Argentina, tema que a realizadora seguirá percorrendo em seu próximo trabalho, quando reconstruirá a vida de Salvadora Medina Onrubia. Anarquista, teósofa, dramaturga e poeta, a esposa de Natalio Botana, o fundador do Diário Crítica. A história indaga na vida de Salvadora desde uma reconstrução subjetiva acerca do mundo: como mulher, como mãe solteira aos dezesseis anos na década de 10, como dramaturga e como anarquista.
“Me interessa resgatar os valores do anarquismo” – reflete – “aqueles que chegaram ao final do século XIX e começo do XX para falarmos da liberdade individual e coletiva, de uma mudança profunda, da igualdade e a humanidade, do ser consequente a nível cotidiano com as ações que realizavam. Como diz América na carta que enviava ao pensador francês Emile Armand: “Não há que contentar-se com esperar, senão que se faz necessária nossa ação cotidiana. Há que liberar-se de preconceitos, falsidades morais e códigos absurdos”.
Trailer do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=Yboz-sqhnuA&feature=youtu.be
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/08/25/argentina-estreia-documentario-sobre-america-scarfo-e-severino-di-giovanni/
agência de notícias anarquistas-ana
A Brisa Que Sopra
É O Melhor Refresco
Neste Dia Quente
É O Melhor Refresco
Neste Dia Quente
Leonardo Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário