A Chama de uma Vela: o número e o nome no filme “A lista de Schindler”
A candle's flame: the number and the name on "Schindler's List"
Resumo
O artigo traz uma reflexão sobre elementos históricos relacionados à Segundo Guerra Mundial a partir do filme “A lista de Schindler”. Com o livro de Thomas Keneally “A lista de Schindler” e com base na obra de Edwin Black “IBM e o Holocausto”, lançando um olhar sociológico sobre essas questões, a discussão tem como ponto de partida o número recebido pelos prisioneiros nos campos de concentração.
Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial, Cinema, Sociologia.
Abstract
The following article presents a reflection on some historical elements related to the Second World War using Spielberg's "Schindler's List" as foundation ground for the analysis. Along with Thomas Keneally's book "Schindler's List" and Edwin Black's "IBM and the Holocaust", this work aims at putting a sociological perspective on the aforementioned issues, taking as a starting point the number received by prisoners in concentration camps.
Keywords: World War II, Film, Sociology.
------->>>> Caso queira ler o artigo completo, só acessar o site da revista "Linguagem do Cinema e Audiovisual" que é uma publicação anual do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – LATEC/UFRJ.
O link é:
Nenhum comentário:
Postar um comentário