Participe / Participate

Participe enviando contribuições (filmes, textos, links, dicas, etc ...) para antrocine@gmail.com

Send contributions to antrocine@gmail.com

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aprovado@s para socialização em Teresina



XV CISO e Pré -ALAS Brasil         -  GT29 - 

Ciências Sociais & Cinema: entre narrativas, políticas e poéticas

 Relação de Trabalhos Aprovados:


1ª Sessão: Cinema, Identidade e Etnicidade
Por uma semiologia do cinema indígena brasileiro.
Cinema Indígena: Novos Registros de Velhas Práticas Sociais.
O índio no cinema mexicano hoje.
A perspectiva da cultura Xavante nos filmes de Divino Tserewahú.
Pankararu do Sertão de Pernambuco: auto-imagem e representação.
Imagens e narrativas de sertão em Cipriano, de Douglas Machado.
Tempo presente e tempo passado: representação racial no cinema brasileiro dos anos 2000. Reflexões.

2ª Sessão: Cinema e Política
A representação da narradora no curta-metragismo brasileiro do final dos anos 1970.
O cenário da distopia e a política das representações do cinema brasileiro.
Os discursos da biografia: imagem e política no cinema de Silvio Tendler.
Presença feminina no cinema brasileiro - por que estamos tão longe?
Ecos do Novo Cinema Latino Americano nas perferias brasileiras e colombianas no Cinema Contemporanêo.
Cinema africano: uma experiência revolucionária.
Zanzibar: política, sociedade e arte no trabalho de um grupo quase invisível.
O mal-estar na Europa Ocidental: a barbárie representada no documentário “Massacre em Madrid”.
“Cinema, Antropologia e AIDS: por uma antropologia das imagens”.

3ª Sessão: Cinema e Ciências Sociais, diálogos e experiências
Desnaturalizar a imagem cinematográfica.
A leitura zizekiana dos clássicos do cinema diante dos problemas centrais da Sociologia da Arte.
O cinema ficcional como instrumento didático no ensino das Ciências Sociais.
Educação Ambiental: Uma Abordagem Cinematográfica.
O relato de Wladislaw Szpilman e o filme "O Pianista": imagens de guerra no ensino de Sociologia.
A poesia em movimento: enraizamento e itinerância no repente.
A Prática Cinematográfica (Política) de Glauber Rocha em suas Relações com as Ciências Sociais.
O Documentário Etnográfico e Dziga Vertov: o caráter etnográfico em “A Sexta Parte do Mundo.”
O Extraordinário do Lixo: arte, catadores de lixo, produção e reprodução de refugos humanos.

4ª Sessão: Corpo, Técnica, Emoções, Cotidiano
Tecnologia e upgrade do corpo no cinema de ficção científica contemporâneo.
Quando o homem vira mosca: natureza, cultura e tecnologia no imaginário contemporâneo.
O cinema e a vida privada: discursos sobre a família nos filmes hollywoodianos contemporâneos.
Cinema Ultraviolence e hiper-realidade como figuração narrativa do cotidiano.
Bang-Bang: A tensão contemporânea de Les Amours Imaginaires.
Uma análise da liquidez dos relacionamentos sexo-afetivos em "Closer: Perto demais".
Estado, poder e desumanidade em Dogville.
A influência do trabalho e da práxis na evolução do homem: uma análise a partir de A Guerra do Fogo.

+ Infos: www.ciso2012.sinteseeventos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário